Notícias » Novembro Azul é aberto oficialmente e de maneira especial na cidade de Monteiro

Em 09/11/2017 às 21h23, Fonte:

A comunidade monteirense foi convidada para um diálogo franco e aberto a respeito do câncer de próstata na manhã desta quinta-feira, 09, no Centro de Especialidades Médicas. O mês de novembro marca as campanhas de conscientização sobre a doença, uma das que mais afetam a população masculina. 

Na abertura oficial do Novembro Azul em Monteiro, a população masculina teve a oportunidade de receber informações a respeito do câncer de próstata, os métodos de detecção e exames necessários, bem como o aceso a consulta médica com o urologista Dr. Tales, encaminhamento através da Central de Marcação e a oferta de 50 cortesias de exames de PSA em parceria com o Laboratório Polylab, que também disponibilizou um delicioso café da amanhã aos pacientes. 

Dados Estatísticos
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano). A doença representa 28,6% dos casos de câncer masculinos e, com o intuito de reduzir estes números, a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro desenvolverá ao longo deste mês ações que objetivam informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e com a detecção precoce da doença - o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer entre eles. 

Sinais e sintomas
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas se você perceber algum desses sinais abaixo consulte um urologista para o diagnóstico correto: 
•             Urinar pouco de cada vez;
•             Ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar; 
•             Dificuldade para urinar; 
•             Dor ou sensação de ardor ao urinar;
•             Presença de sangue na urina ou sêmen; 
•             Ejaculação dolorosa.   

Os exames Exame de PSA:
A PSA (sigla em inglês do antígeno prostático específico) é uma substância normalmente produzida pela próstata, e que está presente no sêmen e no sangue. Na maioria dos homens os níveis de PSA estão abaixo de 4 (4ng/dl) e o câncer pode aumentar essa taxa.
Se o exame mostrar a taxa entre 4 e 10, há uma chance em quatro de câncer na próstata. Quanto maiores os valores, maiores os riscos de câncer.

Exame de toque retal: serve para identificar áreas irregulares ou endurecidas na próstata. É menos preciso que o exame de sangue PSA, mas é capaz de detectar tumores mesmo que o exame de sangue esteja normal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro ainda informa que sua equipe está disponível nos órgãos como CEMED e PSFs para orientações e respostas a quaisquer dúvidas que a população tenha a respeito do câncer de próstata. Durante todo este mês as unidades de Saúde contarão com palestras destinadas aos homens.   

Compartilhe:

Vídeos

100 Dias de Gestão
Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Rua Alcindo Bezerra de Menezes, nº 13, Centro, Monteiro / PB

CEP: 58500-000 - Telefone: (83) 3351-1510