Notícias » Médicos do SAMU de Monteiro representam região em curso na Bahia

Em 02/12/2017 às 15h33, Fonte:

Os médicos Marcel Peixoto P. Barros e Jaques Lafitt Moraes que atendem pelo SAMU de Monteiro participaram da Oficina de Regulação Médica das Urgências, promovido pelo Ministério da Saúde, PROADI SUS e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O curso teve com objetivo de discutir o atual cenário da Regulação das Urgências no Brasil, compartilhar experiências da Regulação das Urgências nas diferentes realidades e refletir sobre o processo de trabalho na Regulação das Urgências para fortalecer a prática profissional.

Centrais de Regulação
A Regulação Médica é um sistema de acolhimento que recebe as solicitações de urgência, faz a triagem, classificação e responde de acordo com o caso. As centrais de regulação acompanham o atendimento do início ao fim, apoiando as equipes e preparando a recepção adequada ao atendimento de urgência.

Cada Central de Regulação Médica do Samu é composta por uma equipe de médicos reguladores, radio-operadores e técnicos de atendimento e regulação médica. Os técnicos são responsáveis pelo primeiro contato com a pessoa que aciona o 192, encaminhando o caso para o médico avaliar e decidir para onde o paciente será conduzido e em que tipo de unidade móvel (básica ou avançada). Depois disso, o radio-operador aciona a unidade mais próxima para fazer o atendimento.