Notícias » Zona Rural de Monteiro tem mais uma unidade de saúde rural funcionando

Em 02/12/2017 às 15h36, Fonte:

Na tarde desta quarta-feira, 29, foi inaugurada na zona rural de Monteiro, no Sítio Cacimbinha, mais uma unidade âncora de saúde que já está atendendo as comunidades de Lagoa do Mato, Bom Jesus, Poço de Baixo, Mocó de Baixo, Riacho do Meio, Cupiras e Olho D’água do Neto.

Em seu espaço, a Unidade Âncora de Saúde possui recepção, consultório de enfermagem, sala de procedimento, sala de curativo, sala de esterilização, sala de expurgo, almoxarifado, copa banheiros masculinos, femininos e para deficientes, deposito para lixo, farmácia, sala de vacinação e área de espera coberta.

A mais nova unidade de saúde da Cacimbinha leva o nome de Célio Viana, popularmente conhecido por Agnaldo Viana. A cerimônia de inauguração contou com a grande participação das comunidades adjacentes, além da viúva Maria de Lourdes Viana, da irmã Maria Ivanise Viana, dos filhos, netos e bisnetos do homenageado.

A solenidade de inauguração foi aberta pela secretária de Saúde Ana Paula Oliveira, que fez um breve relato do esforço que a gestão municipal fez para assegurar os recursos junto ao Ministério da Saúde. “Esta obra está concluída graças ao esforço da prefeita Anna Lorena, que quando secretária de Saúde do município de Monteiro conseguiu assegurar os recursos para esta obra iniciada ainda na gestão da ex-prefeita Edna Henrique e sequenciada pela prefeita Anna Lorena”, disse Ana Paula.

Representando a família discursaram a sobrinha Gabrielly Viana, o neto Alfredo Neto e o filho do homenageado Alfredo Viana, que atualmente exerce o caro de secretário de Agricultura de Monteiro. Em seus pronunciamentos todos destacaram a importância da construção desta unidade de saúde para a região e agradeceram a dedicação e o zelo que a prefeita Anna Lorena e sua equipe está tendo para com o patrimônio público e, principalmente com os munícipes.

Antes da prefeita encerrar a solenidade discursaram o vereador Litao Campos, que representou o deputado estadual João Henrique e o presidente da Câmara, vereador Givalbério Alves Ferreira, todos enaltecendo a importância da obra.

Ao discursar para o público presente, a prefeita Anna Lorena fez questão de destacar a felicidade de entregar mais um bem deste porte à população monteirense. “É com muita felicidade e satisfação que entrego hoje a esta comunidade e às demais que vão usufruir dos serviços. Gostaria muito de entregar uma obra como essa em cada sítio, mas como não conseguimos tantos recursos, vamos fazendo o melhor sempre pra que Monteiro cresça e seja cada vez melhor”.

Ainda estiveram presentes no evento o vice-prefeito Celecileno Alves, os vereadores Hélio Sandro, Raul Formiga, Cajó Menezes, Edilson Mendes (Courão), Sargento Farias, Toinho de Nequinho e os secretários Rosilda Henrique (Finanças), Fátima Sousa (Chefia de Gabinete), Rostand Chaves (Esporte) Cristhianne Leal (Cultura e Turismo), José Valdecy (Montran), Luiz Berto (Cendov), Clênio Nóbrega (Planejamento), Rosa Aleixo (Desenvolvimento Social) e Fred Menezes (Comunicação).
O HOMENAGEDO
Homem simples que soube ensinar seus filhos a valorização de uma família, respeito, união, amizade e todos os valores necessários pra viver em comunidade. Célio Viana, ou Agnaldo Viana como era mais conhecido, era um homem muito à frente do seu tempo. Entendia a necessidade da vida da população rural almejando direitos iguais aos da população urbana.

CIDADE BELA NO CAMPO
Logo após a inauguração da Unidade de Saúde Célio Viana, a Prefeitura ofereceu os serviços integrados entre as secretarias por meio do Programa Cidade Bela, onde a população teve acesso à serviços de saúde, infraestrutura, desenvolvimento social, entre outros.

Além do patrolamento de estradas, reposição de lâmpadas, conserto de bombas e cataventos, o Programa Cidade Bela no Campo também conta com outros serviços, a exemplo de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras, orientações sobre o trânsito de veículos de motos, jogos como xadrez, gamão e dama, além de consultas aos serviços oferecidos nas áreas da educação, social e jurídica do município.