Notícias » CAPS I de Monteiro realiza programação de conscientização em alusão a Luta Antimanicomial

Em 15/05/2018 às 13h56, Fonte:

Foi dado início nesta segunda-feira, 14, a Semana do Movimento da Luta Antimanicomial na cidade de Monteiro. A programação está sendo feita através do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que é um serviço da Secretaria de Saúde Municipal.

As atividades desempenhadas pela equipe e usuários do CAPS I de Monteiro se dão através de visitas institucionais realizadas na cidade com intuito de desmistificar que usuários de CAPS são incapazes de conviver em sociedade. 

“O principal intuito é a conscientização, para que todos estejamos cientes que qualquer um de nós pode vir a desenvolver algum tipo de transtorno, e que com o tratamento correto e apoio primordial da família, adquirirmos condições plenas de viver em sociedade, respeitando sempre a realidade de cada um”, conta a coordenadora do CAPS I, Kalline Torres.

As visitas serão feitas ao longo de toda semana, finalizando com entrevistas nas principais rádios da cidade onde a equipe do Serviço de Atenção Psicossocial abordarão os temas relativos à saúde mental e sobre os trabalhos desenvolvidos no centro.

Movimento da Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. 

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

CAPS I:  Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitante.

Compartilhe:

Vídeos

100 Dias de Gestão
Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Prefeitura Municipal de Monteiro-PB

Rua Alcindo Bezerra de Menezes, nº 13, Centro, Monteiro / PB

CEP: 58500-000 - Telefone: (83) 3351-1510