Notícias » Secretaria de Educação de Monteiro realiza apresentação de Projeto de Inclusão a docentes

Em 16/05/2018 às 11h44, Fonte:

Está acontecendo no Auditório da Escola Maria Lauricéia de Freitas a apresentação do Projeto de Inclusão disposta à Prefeitura Municipal.

O Ministério Público Estadual realizou no ano de 2017 uma ampla avaliação nas escolas municipais da cidade de Monteiro. Na oportunidade os avaliadores estiveram com as equipes escolares que contam com o serviço de AEE e sinalizaram como positivos os investimentos na área de inclusão de crianças com algum tipo de deficiência. As escolas usadas como modelo foram: Maria do Socorro Aragão Libera (a primeira a contar com o serviço), a Adalice Remígio Gomes e a Professor Araújo Valença.

Diante da exitosa experiência, o Ministério Público Estadual elaborou e presenteou a cidade de Monteiro, mais precisamente as escolas municipais, com o Projeto Incluindo é que se Aprende, que se trata de um condensado das experiências vividase elaboradas pelos professores, diretores e cuidadores de alunos deficientes da Rede Municipal de Ensino, juntamente com algumas considerações feitas pela equipe do MPE.

O Projeto Incluindo é que se Aprende oferece aos professores e cuidadores um material especialmente elaborado para a demanda educacional inclusiva da cidade de Monteiro, para as atividades realizadas em sala de aula com alunos com alguns tipos de deficiência, o que melhora ainda mais o rendimento das crianças, bem como a execução das tarefas dos professores, além de uma diário de sala adaptado à esta realidade.

Na apresentação do projeto a professora e secretária de educação, Ana Lima, destacou o grupo de serviço que é oferecido pelo município comentando “Este material é para que ofereçamos um serviço de excelência aos monteirenses. Nós temos o melhor serviço de educação da região, principalmente no que diz respeito às crianças com alguma deficiência. Seja na sala de aula com os cuidadores e professores, seja nas salas de AEE, Napse, e o CER II. Todas as nossas crianças são muito bem acompanhadas e isso é um motivo de orgulho para todos nós. Sim, somos referência em vários quesitos e de modo especial na educação”.

Os encontros oferecem a apresentação do material do Ministério Público Estadual para os docentes do Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II,  e ainda a abordagem de assuntos como diários especiais, sobre as orientações técnico-pedagógicas, acompanhamento de frequência, postura profissional, diversos tipos de orientações e também foram tiradas dúvidas.

“Nós temos uma preocupação global em sala de aula, acompanhar nossos alunos e cercá-los de todas as formas para que eles sejam estimulados e evoluírem. Nós temos inúmeros casos de grande êxito através do acompanhamento especializado. Sem dúvida a educação municipal de Monteiro está muito a frente, e sempre buscaremos melhorar mais”, conta a  diretora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, que ministrou a apresentação.

Espetáculo da Paixão de Cristo - Os Mistérios da Paixão