Portal atualizado em: 27 de março de 2024 às 13:03h

Início Em Monteiro: Agricultores Familiares têm sua primeira reunião sobre o Compra Direta

Agricultores Familiares, Presidentes de Associações e autoridades participaram na última semana de uma reunião para tratar dos assuntos do PNAE – Compra Direta. Os estudantes matriculados na Rede Municipal de Monteiro sentem no dia a dia os benefícios de uma alimentação saudável, elaborada com produtos frescos e colhidos dentro do próprio município. Isso só está […]

20/03/2023 14h00 Atualizado há 1 ano atrás

Isso só está sendo possível graças ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de iniciativa do Governo Federal. Pelo programa, as escolas municipais adquirem alimentos, frutas e verduras produzidos por produtores da agricultura familiar local, gerando fonte de renda às famílias e, contribuindo também para um cardápio mais saudável e balanceado aos alunos.

Na última semana os agricultores que já participam e os interessados em ingressar na ação estiveram presentes juntamente com a prefeita Anna Lorena, a secretária de Educação Ana Lima, o secretário de Agricultura, Erinaldo Chova, a coordenadora do PNAE, Genice Pires, a presidente da Comissão Permanente de Licitação, Anne Santa Cruz, além de representante da Capribom e dos nutricionistas Emanuele Inô, Raíssa Farias e Abel Cândido assim como os vereadores Cajó Menezes e Sargento Farias, onde na ocasião foram abordados os temas como qualidade, períodos de entregas e condicionamento dos produtos, entre outros.

O momento ainda contou com uma palestra com o tema: A Importância da Qualidade Nutricional dos Alimentos, ministrada pelos nutricionistas, que também participam da elaboração e acompanhamento dos cardápios das escolas desde as creches ao ensino fundamental II, que são montados de acordo com as necessidades do alunado de cada localidade.

Entre os produtos oferecidos pelos agricultores locais estão hortaliças, legumes, frutas da época, polpa de frutas, queijo e iogurte, que são repassados às escolas quinzenalmente.

PNAE em Monteiro
Desde o início de seu primeiro governo em 2017, a prefeita Anna Lorena vem incentivando a produção e o fornecimento de alimentos da agricultura familiar local para a merenda das escolas municipais através do PNAE.

De acordo com a Secretaria de Educação, no ano de 2022, o total de investimentos realizados pela Prefeitura de Monteiro foi de 83,41% em compras feitas a 42 fornecedores individuais; 1 Cooperativa e 2 Associações, somando assim 43 toneladas de alimentos entregues da Agricultura Familiar com um valor total de R$ R$ 385.499,81.

As 43 toneladas de alimentos entregues da Agricultura Familiar à Secretaria Municipal de Educação são encaminhadas para as 19 escolas, sendo 7 na zona rural e 12 na zona urbana, dentre estas 3 creches, 3 Centros de Educação Infantil, somando mais de 5 mil alunos beneficiados com a alimentação saudável e balanceada.