Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 12:03h

Início No Dia da Agricultura, Gestão municipal parabeniza todos os agricultores e destaca avanços

No dia 17 de outubro, no qual se comemora o Dia da Agricultura, a gestão municipal de Monteiro, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem muitas conquistas para comemorar. A gestão da prefeita Anna Lorena, desde o início de seu primeiro mandato tem trabalhado forte em busca de parcerias, e implementando […]

17/10/2022 10h55 Atualizado há 2 anos atrás

A gestão da prefeita Anna Lorena, desde o início de seu primeiro mandato tem trabalhado forte em busca de parcerias, e implementando ações em prol do agricultor monteirense, que segundo a gestora, é a mola mestra do dia-a-dia das famílias monteirenses, pois é aquele que através de seu trabalho diário, coloca em nossas mesas a maior parte dos alimentos que consumimos de domingo a domingo.
Pela sua vocação regional, Monteiro recebe uma atenção especial, sendo o maior município em extensão territorial do estado da Paraíba, e desta forma, a Secretaria de Agricultura, sob o comando do secretário Erinaldo Chôva desempenha um papel fundamental.

Aliado à Secretaria de Agricultura, destaque para o trabalho de uma autarquia pioneira e exclusiva da estrutura administrativa de Monteiro, que é o CENDOV – Centro de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Municipal, que tem como diretor atualmente, o agricultor Manuel Ferreira de Lima, o “Maninho”.

Entre as ações constantes realizadas pela Secretaria de Agricultura de Monteiro, estão as ações de reposição de lâmpadas e componentes elétricos, a recuperação de estradas vicinais, o abastecimento de cisternas com água de qualidade, consertos de cataventos, eletrobombas, aração de terras, perfuração e manutenção de cacimbas e pequenos açudes, recuperação de campos de futebol e terreiros, silagem de alimentação animal, além de firmar parcerias para ações na zona urbana em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, como por exemplo, limpeza de terrenos.

Já ao CENDOV, cabe a parte de repasse de conhecimentos, ministração de cursos e palestras, em parcerias com órgãos como a EMEPA, SENAR e outros que capacitem os agricultores e produtores de todo o município em diversas atividades comuns de seu trabalho diário, colocando-os sempre na vanguarda e os inserindo de forma competitiva no mercado em suas áreas de atuação.

Nas duas gestões de Anna Lorena, o maquinário da Secretaria de Agricultura, indispensável para estas ações têm sido muito bem zelado através de manutenção constante, e aumentou com a aquisição de diversas máquinas através de parcerias e emendas, à exemplo das viabilizadas pelo deputado federal Wellington Roberto junto ao governo federal, além de parcerias com o Governo do Estado.

Entre as máquinas adquiridas para o município na atual gestão, destaque para:
– Escavadeira Hidráulica
– Motoniveladora (Patrol)
– Ensiladeira
– Pá Carregadeira
– Caçamba e PC
– Trator com insumos agrícolas para aração de terra.

“Neste dia do agricultor, gostaria de parabenizar a este nosso público e dizer que a secretaria de agricultura está de portas abertas para bem atendê-los, e falar da nossa satisfação de fazer parte de uma equipe tão aguerrida que trabalha tanto por este público em especial”, afirmou o secretário Erinaldo Chôva em nome de toda a sua equipe.

“Quero parabenizar todos os homens, e as muitas mulheres do campo. Agricultores e agricultoras, guerreiros e guerreiras que levam o pão nosso de cada dia, às nossas mesas, e contribuem por ser uma vocação regional, com o crescimento da nossa cidade, com tanto amor e carinho. Feliz Dia dos Agricultores, desejou a prefeita Anna Lorena.