Combate ao Covid em Monteiro: Unidades de saúde testam gestantes, deficientes e acamados

Do(a) Secom - PMM Publicado em 28/07/2020 às 12:20

Combate ao Covid em Monteiro: Unidades de saúde testam gestantes, deficientes e acamados

A Secretaria de Saúde de Monteiro deu início a mais uma ação no combate ao coronavírus no município com uma atenção especial para gestantes, deficientes e acamados.

As Unidades de Saúde da Família do município de Monteiro seguem funcionando, ininterruptamente com suas equipes composta por médicos clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúdes (ACS), realizando visitas semanais, levando atendimento médico até a residência dos moradores.

Com a pandemia, os serviços foram sendo adaptados de forma a deixar os profissionais e as famílias em segurança, neste sentido, para realizar os testes, as equipes farão o agendamento de acordo com a procura.

 “Vamos atrás de pacientes acamados, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas que tiveram filhos, dentre outras especificidades. Nosso trabalho é esse: visitar quem necessita e não pode ir até a unidade”, explica a secretária da pasta, Paula Oliveira.

Acompanhamento

Após a implantação do sistema online de informações da saúde, SISREG, pela administração da prefeita Anna Lorena, os profissionais de saúde têm diversos dados sobre as famílias atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, informações estas escolhidas por meio dos ACS que visitam várias casas por dia.

Além do cadastro residencial, há um individual de cada morador que constam as informações pessoais, histórico de doenças e a relação com álcool e outras drogas. Também é feito um acompanhamento especial dos hipertensos, diabéticos e pessoas com outras comorbidades.

Segundo a secretária de saúde, o acompanhamento através dos ACS é feito regularmente, mas informa que caso alguma pessoa do grupo de risco apresente algum sintoma de covid, pode entrar em contato através de redes sociais dos Agentes, ou até mesmo no posto de saúde. “As pessoas que não podem se locomover recebem uma atenção especial e neste sentido estamos com a busca ativa desses possíveis casos, visando um atendimento rápido para que não haja alguma complicação no caso. Os ACS informa um número de contato de whatsapp, temos as UBS, e diversos outros locais para tirar dúvidas e solicitar o atendimento. Queremos cercar todo o município visando a diminuição de casos e de transmissão da covid”, disse Paula Oliveira.

 

Tempo
Monteiro - PB
Mín 14ºC
22º
Máx 30ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas