Abril Azul: Neste mês de abril a Secretaria de Saúde de Monteiro destaca a conscientização sobre o Autismo

Do(a) Secom - PMM Publicado em 07/04/2021 às 10:03

Abril Azul: Neste mês de abril a Secretaria de Saúde de Monteiro destaca a conscientização sobre o  Autismo
O mês de abril é marcado por uma causa muito especial: a conscientização do Autismo. A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, estabeleceu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – World Autism Awareness Day –, a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.

O TEA afeta mais meninos do que meninas e é um distúrbio neurológico que pode comprometer a comunicação, o comportamento e a interação social da pessoa. Além disso, o autista pode também ter deficiência intelectual ou, em outros casos contrários, terem alto funcionamento, que é quando são muito inteligentes. No entanto, tais limitações não os impedem de desenvolver diferentes habilidades e viver uma vida plena e significativa. Estima-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinja, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas.

Por esse motivo a secretária de saúde do município de Monteiro, Ana Paula Oliveira,  destaca a importância de uma conscientização sobre o autismo e alerta que a luta pelo fim da discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante. “É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades: educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural.” disse Ana Paula

A Secretaria de Saúde do município informa que ao apresentar qualquer sintoma, os pais do paciente devem procurar uma Unidade de Saúde, pois quanto mais rápido for o diagnóstico, mais eficácia terá o tratamento, que envolve psicoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicopedagogia. O trabalho multidisciplinar é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.
Tempo
Monteiro - PB
Mín 20ºC
25º
Máx 30ºC
Instável

Mais Lidas