IBGE promove o lançamento oficial do Censo Demográfico 2020 em Monteiro

Publicado em 08/10/2019 às 14:59

IBGE promove o lançamento oficial do Censo Demográfico 2020 em Monteiro
Na próxima quarta-feira, 09 de outubro às 09 horas, o IBGE fará o lançamento oficial do Censo Demográfico 2020 em Monteiro, na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião,  será realizada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 em âmbito do município de Monteiro

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará a maior operação de recenseamento já organizada no Brasil, o XIII Censo Demográfico brasileiro. As  atividades dessa pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano, porém os preparativos para essa grande operação já estão em andamento. 

Na Paraíba, o recenseamento será realizado em cerca de 1,1 milhão de domicílios nos 223 municípios do Estado, envolvendo o trabalho de mais de 4 mil pessoas para a coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo e já estão aberta as inscrições para os subáreas. 

A grande amplitude da operação censitária requer a participação e a colaboração dos poderes públicos em suas três esferas e níveis de governo, assim como de representações  da sociedade civil organizada em suas atividades. Nessa pesquisa, serão levantadas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, nupcialidade,  educação, trabalho e rendimento, deficiências entre outros temas.

Os resultados dessa pesquisa podem ser utilizados para acompanhar o crescimento e a evolução das características da população; identificar áreas prioritárias para  investimentos em saúde, educação, habitação, transportes e energia; formular programas sociais para assistência a crianças, jovens e idosos; além de facilitar a identificação de  locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico. 

O Censo Demográfico também fornece referências para as projeções populacionais, a partir das quais são definidas as representações políticas no País. Com efeito, seus  resultados irão indicar o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município, além de fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da  União para estabelecimento das cotas dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios.

Por isso, o IBGE estabelece reuniões nos municípios e em nível estadual, para servir como canais de diálogo e cooperação, as chamadas Reuniões de Planejamento e  Acompanhamento do Censo (REPACs), cujo objetivo é dar transparência às ações empreendidas pelo órgão nos municípios e no Estado, promover o conhecimento da  metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. Em Monteiro o IBGE está contanto com o apoio  da Prefeitura Municipal. Na oportunidade irá ser apresentado os números da operação para Monteiro. 
Tempo
Monteiro - PB
Mín 23ºC
28º
Máx 34ºC
Possibilidade de chuva

Mais Lidas