Prefeitura de Monteiro continua garantindo colírios para pacientes com Glaucoma

Do(a) Secom - PMM Publicado em 07/08/2019 às 15:23

Prefeitura de Monteiro continua garantindo colírios para pacientes com Glaucoma

Apesar das dificuldades em encontrar prestadores de serviços, após o Ministério da Saúde fazer um corte de 80% na verba para tratamento de glaucoma, e solicitar que as clínicas se adequem à nova realidade, com muito compromisso e esforço, a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde, está conseguindo garantir a distribuição do colírio aos 180 pacientes com glaucoma residentes no município de Monteiro.

Nesta semana a Central de Especialidades Médicas – CEMED vem realizando a entrega dos medicamentos garantindo o acompanhamento dos pacientes que já fazem uso do colírio. A secretária Paula Oliveira explica que o glaucoma é uma doença que surge devagar, afetando o campo de visão periférico e depois o campo central. "Essa ação visa a prevenção e controle da doença, que coloca em risco a visão dos pacientes, caso não diagnosticado a tempo. Por isso, encaminhamos o usuário para a realização de alguns exames para investigar melhor caso haja a identificação do problema ou até mesmo a suspeita e garantirmos o colírio para quem já o tem", explicou.

De acordo com a diretora do CEMED, Solenil Souza, o município iniciou a identificação e atendimento de 98 pacientes portadores de glaucoma, hoje, de acordo com o avanço do Programa já são 190 pessoas atendidas. “Cada uma recebe colírios para o tratamento durante 3 meses, alguns utilizam até 4 tipos de colírio. Todos estão tendo uma atenção bastante especial, seja com a entrega do medicamento, quanto ao acompanhamento pelo médido especialista”, pontua Solenil Souza.

Glaucoma – O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

A doença é considerada como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. O Glaucoma pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, o que equivale a cerca de 1 milhão de pessoas.

Tempo
Monteiro - PB
Mín 15ºC
23º
Máx 31ºC
Nublado

Mais Lidas