Prefeitura de Monteiro divulga balanço de ações contra o Covid-19

Do(a) Secom - PMM Publicado em 23/03/2020 às 22:32

Prefeitura de Monteiro divulga balanço de ações contra o Covid-19
O Brasil inteiro vem adotando as ferramentas de classificação de emergência  para o Covid-19, Coronavírus, em três níveis, seguindo a mesma linha utilizada globalmente na preparação e resposta em todo o mundo. Deste modo, a Secretaria de Saúde do Município de Monteiro vem pondo em prática o plano de contingência e medidas de resposta a população.

Este plano de contingência é composto por três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública. Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo Coronavírus afetar o município.

O plano municipal de contingência municipal tem observado e trabalhado as seguintes questões: Transmissibilidade da doença entre reservatórios para humanos ou de humano para humano, capacidade de sustentar o nível da comunidade e surtos;   Propagação geográfica do novo coronavírus (COVID-19)  e distribuição global das áreas afetadas, o volume de comércio e viagens entre as áreas afetadas e o município; Gravidade clínica da doença, como complicações graves, internações e mortes;  Vulnerabilidade da população, incluindo imunidade pré-existente, grupos-alvo de maior risco de gravidade da doença;   Disponibilidade de medidas preventivas, como vacinas e possíveis tratamentos; e Recomendações da Organização Mundial da Saúde e evidências científicas publicadas em revistas científicas.

Neste sentido a administração municipal acionou todos os meios possíveis para criar uma barreira contra a doença e o principal modo de transmissão. As equipes de saúde vem realizando diuturnamente um trabalho de excelência, seja nos atendimentos à população quanto à conscientização dos munícipes.

“A principal forma de contenção é o isolamento social e pedimos que realmente as pessoas permaneçam em seus domicílios e que as que vêm de outras cidades com casos positivos do coronavírus fiquem em quarentena por 14 dias”, comenta a secretária de Saúde, Paula Oliveira.  

Com relação ao recebimento dos pacientes, a secretária informa que as Unidades de Saúde da Família estão preparados para receber os casos leves e para tomar as medidas necessárias. Já na UPA-24h, são feitos os atendimentos intermediários e a unidade conta com leitos com respirador. O Hospital Regional Santa Filomena conta com 20 leitos com ventiladores para casos graves.

“Recebemos três usuários no Hospital Regional de Monteiro onde foram coletadas as amostras e duas pessoas estão em isolamento familiar. Já o outro caso em que houve o óbito, também foi colhido o material, mas, provavelmente será descartado pelo motivo do paciente ter patologias de base. Informamos a população que os resultados demoram um pouco pois são encaminhados para João Pessoa, mas que existe uma cobrança persistente para que possamos repassar os boletins para a população”, recorda Paula Oliveira.

Vale à pena salientar que é muito importante seguir todas as orientações como lavar as mãos e usar álcool gel. Assim que chegar em casa, também realizar todos os procedimentos e higienizações.

No município de Monteiro a população conta ainda com a antecipação da Campanha de Vacinação que teve início na manhã desta segunda-feira, 23, onde aos vacinadores percorrem domicílio a domicílio para que os idoso não precisem sair de casa e se colocar em risco.

“Neste momento quero destacar a coragem e abnegação dos nossos profissionais de saúde. Eles saem de casa para cuidar das nossas famílias e este é um momento importante onde temos que pensar nestas pessoas. Todas as unidades de saúde estão abertas atendendo serviços de urgência e ainda recomendamos o isolamento social que é o método mais eficaz contra a doença. Aqui deixo como cidadã, como gestora, como mãe, enfim como cada monteirense, a gratidão pela imensurável importância desse trabalho”, disse a prefeita Anna Lorena.

Segundo informações da secretária da pasta, o pico da doença acontecerá entre abril e maio e caso não haja a colaboração da população, é possível que haja um colapso no sistema de saúde.

“Quando precisarem sair, tomem o devido distanciamento onde o comércio é em local fechado. Temos que ter a consciência que 80% dos casos apresentam sintomas leves e 20% apresentam sintomas moderados a graves. Lavem as mãos que é a ação mais indicada para a proteção,assim como a limpeza de superfícies na casa. Saibam que todos os profissionais de saúde estão engajados para que a população seja o menos atingida possível. Oramos a Deus para que não aconteçam casos, mas de toda forma informaremos sempre a população conforme os resultados cheguem”, finaliza Paula Oliveira.
Tempo
Monteiro - PB
Mín 22ºC
27º
Máx 32ºC
Pancadas de chuva

Mais Lidas