Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

Início Prefeita de Monteiro representa o Cariri no maior evento de Artesanato do Brasil

A Prefeita de Monteiro, Anna Lorena, acompanhada da Secretária de Cultura e Turismo do município, Christiane Leal, irão representar a região do Cariri Paraibano no maior evento de arte, cultura e turismo regional realizado no Brasil. Dentre os mais de 5.500 municípios, Monteiro é o primeiro município brasileiro a receber título de Cidade Mundial do […]

15/12/2022 12h21 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeita de Monteiro, Anna Lorena, acompanhada da Secretária de Cultura e Turismo do município, Christiane Leal, irão representar a região do Cariri Paraibano no maior evento de arte, cultura e turismo regional realizado no Brasil. Dentre os mais de 5.500 municípios, Monteiro é o primeiro município brasileiro a receber título de Cidade Mundial do Artesanato para Renda Renascença

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ), estará aberto ao público no próximo dia 16 de dezembro (sexta-feira), para a realização da mostra ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’, com centenas de peças de artesanato da Paraíba, com destaque para a Renda Renascença, produzida no Cariri Paraibano.

A mostra ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’ levará ao CRAB o que há de destaque do que é produzido de artesanato no estado e que genuinamente representa a cultura paraibana, como a Renda Renascença do Cariri, o algodão colorido, peças em cerâmica, madeira, metal e couro.

O artesanato da Paraíba irá ocupar 200 metros do CRAB em três salas temáticas denominadas Litoral, Renascença e Festejos Juninos em alusão a alguns dos atrativos culturais e turísticos do Estado. Nas três salas temáticas da Ocupação Paraíba, estarão em evidência as tipologias do artesanato paraibano em harmonia com os temas e destinos turísticos das regiões do Estado.

Para Anna Lorena, “a participação de Monteiro nesse evento é de uma importância fundamental para solidificar o trabalho que vem sendo realizado há mais de 100 anos, na valorização e reconhecimento da arte secular das artesãs da Renda Renascença, o que possibilitou o título de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença, oferecido pelo Conselho Mundial de Artesanato”. Concluiu.