Portal atualizado em: 27 de março de 2024 às 13:03h

150 anos de Monteiro: Confira a biografia da homenageada Maria de Pedroza

Início 150 anos de Monteiro: Confira a biografia da homenageada Maria de Pedroza

150 anos de Monteiro: Confira a biografia da homenageada Maria de Pedroza

Marcando os 150 anos do município de Monteiro, a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, realizou durante os meses de maio e junho um trabalho junto aos alunos como forma de homenagear vários monteirenses de diversos segmentos. Para marcar o momento da homenagem presencial nas escolas, os alunos orientados pelos professores realizaram um intenso […]

22/07/2022 12h50 Atualizado há 2 anos atrás

Para marcar o momento da homenagem presencial nas escolas, os alunos orientados pelos professores realizaram um intenso trabalho de pesquisa sobre a vida dos escolhidos.

Neste sentido, a Escola Maria do Socorro Aragão escolheu a comerciante Maria de Pedroza para homenagear.
Confira a história desta monteirense de muita garra.

BIOGRAFIA
Maria José de Souza Feliciano, filha de José Pereira de Souza, e de Amara Marina de Oliveira, nasceu no dia 02 de julho de 1935, na cidade de São João do Tigre, onde passou sua infância. Veio para Monteiro na adolescência e começou a trabalhar ainda muito jovem como ajudante em algumas casas de família da cidade.

Dona Maria de Pedroza, como assim é conhecida por todos, não teve a oportunidade de frequentar à escola, mas aprendeu sozinha a ler e fazer cálculos, como poucos. Sua adolescência foi muito sofrida, mas com muita garra e coragem deu a volta por cima. Casou-se com o senhor Pedroza (taxista), com quem viveu muitos anos, e esteve com ele até a sua precoce partida, aos 65 anos. Juntos, eles tiveram sete filhos: Neide, Nubia, Nagesia, Nadeje, Niedson, Normanda e Emanoel. Hoje, ela é avó de 19 netos e 12 bisnetos.

Mulher guerreira e de fibra, Maria de Pedroza é uma das primeiras comerciantes da cidade de Monteiro, ela educou e criou seus filhos com muito esforço e coragem, enquanto trabalhava arduamente vendendo confecções que ela própria costurava. Passou a viajar para fazer compras e incrementar seu comércio em Monteiro e montou a loja conhecida como “Confecções São Judas Tadeu”, onde trabalha até hoje no auge dos seus 86 anos de idade. Ela mesma faz questão de se deslocar para outras cidades para fazer as compras para seu estabelecimento.

Dona Maria de Pedroza é muito querida por seus clientes e por toda a comunidade monteirense, ela é conhecida por realizar muitos préstimos às pessoas da região e uma de suas maiores alegrias é ajudar ao próximo. Dona Maria é uma mulher muito religiosa, e costuma participar das ações realizadas na igreja da cidade, ela gosta de música e sua voz encanta a todos quando resolve cantar. Ela também é uma senhora muito vaidosa e com seu grande coração segue servindo à população de Monteiro e contribuindo para a história da cidade.

Monteiro – 150 anos – Homenageados
Realização: 14/06/22