Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

Início 150 anos de Monteiro: Confira a biografia do homenageado Israel Pereira de Almeida

Marcando os 150 anos do município de Monteiro, a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, realizou durante os meses de maio e junho um trabalho junto aos alunos como forma de homenagear vários monteirenses de diversos segmentos. Para marcar o momento da homenagem presencial nas escolas, os alunos orientados pelos professores realizaram um intenso […]

22/07/2022 12h48 Atualizado há 2 anos atrás

Para marcar o momento da homenagem presencial nas escolas, os alunos orientados pelos professores realizaram um intenso trabalho de pesquisa sobre a vida dos escolhidos.

Neste sentido, a Escola Maria Lauricéia de Freitas escolheu o esportista e comerciante Israel Pereira de Almeida para homenagear.
Confira a história deste monteirense de muito reconhecimento.

Que é Israel Pereira de Almeida?
Filho de Joventino Pereira de Almeida e Tereza Palmeira da Costa. Nasceu na cidade de Tacaratú-PE no dia 15/01/1929.

No ano de 1932 sua família mudou-se para o município de Monteiro-PB. E foi aqui na nossa linda cidade que Israel cresceu e escreveu a sua história.

Aos 15 anos conseguiu seu primeiro emprego como servente de pedreiro, aos 17 anos já era pedreiro e aos 20 anos mestre de obras. Na idade de 25 anos apreendeu a arte de fotografar e foi um excelente fotógrafo atuando nessa área até o ano de 1974 e nas horas vagas era motorista particular de comerciantes. No ano de 1968 iniciou como comerciante e se destacou na veda de fumo em monteiro e região.

A grande paixão do Sr. Israel sempre foi o esporte, tornando-se conhecido nos estados da Paraíba e Pernambuco como galista e camarista, estes começando aos 15 anos. Sua carreira no futebol também se iniciou na adolescência, por volta da década de 70 Israel tornou-se cartola.

No ano de 1974 Israel assume a presidência do time “Aga” (Associação Guarani de Atletismo), ficando na liderança por 20 anos. Durante esse tempo vários títulos e vitórias foram conquistados pelo time, entre elas podemos destacar algumas:
• Taça Cidade de Monteiro (1983)
• Super Campeonato Monteirense do Futebol (1990)
• Torneio 30 anos da Emater Paraíba (1985)
Entre outras conquistas que foram destaque para o município.

O Sr. Israel contribuiu de maneira bastante significativa para o nosso município e hoje, em alusão aos 150 anos de emancipação política de nossa cidade és digno de nosso reconhecimento.

Monteiro – 150 anos – Homenageados
Realização: 09/06/2022