Portal atualizado em: 28 de março de 2024 às 12:12h

Início 150 anos de Monteiro: Prefeita Anna Lorena entrega reforma do Museu Arnaldo Bezerra Lafayette

A reforma inaugurada na noite desta quinta-feira, 09, foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Monteiro, e foi idealizada pela prefeita Anna Lorena, como parte dos eventos de celebração do aniversário da cidade. Homenageando o ilustre monteirense Arnaldo Bezerra Lafayette, o evento contou com a presença de diversas autoridades que prestigiaram o momento […]

11/06/2022 13h58 Atualizado há 2 anos atrás

Homenageando o ilustre monteirense Arnaldo Bezerra Lafayette, o evento contou com a presença de diversas autoridades que prestigiaram o momento e a exposição, que foi aberta logo após a entrega.

“Em 2022, a cidade de Monteiro comemora seu sesquicentenário, período que corresponde aos 150 anos de história oficial. Em um momento como esse, celebrar a história se faz essencial, pois é através dela que se constrói a identidade coletiva e particular, de lugar e pertencimento. Monteiro é nordeste, é Brasil, é América Latina, é mundo. Nossa história é plural.”, disse João Batista, arquiteto responsável pelo projeto de reforma e curador da exposição.

Emocionada com a entrega, a secretária de Cultura, Christianne Leal disse: “O Museu não é apenas um lugar onde são guardados objetos antigos, também não se limita às suas paredes. O acervo de um museu representa uma conexão entre sociedade, cultura, história e identidade. Estimula-se a construção de conhecimento, o debate, a inquietação, informando e espacializando grande parte do patrimônio cultural local à serviço da sociedade”.

“Monteiro é indígena, religiosa, rural, familiar, agrária, repentista e musicista. E tudo isso está aqui, à disposição de todos, para que conheçamos e possamos passar a história de Monteiro a todos”, finalizou a prefeita Anna Lorena.

Dentre as intervenções, além de obras de infraestrutura e pintura do prédio, foram realizados serviços de iluminação específica para preservação dos objetos históricos, climatização dos ambientes com instalação de ar condicionado, adequação dos batentes com a construção de rampas para facilitar o acesso de cadeirantes, espaço para exposição de obras de arte e fotografia e construção de novas alas com a galeria das figuras históricas do município.

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta, das 8:00 às 12:00