Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

9ª Conferência Municipal de Saúde de Monteiro debate SUS e melhorias no setor

Início 9ª Conferência Municipal de Saúde de Monteiro debate SUS e melhorias no setor

9ª Conferência Municipal de Saúde de Monteiro debate SUS e melhorias no setor

O evento foi sediado na Escola Maria Lauricéia ao longo desta quinta-feira e contou com 200 participantes inscritos A prefeita Anna Lorena esteve nesta quinta-feira, 23, reunida ao lado de vereadores, profissionais da área de saúde, servidores públicos, comunidade e autoridades na Escola Municipal Maria Lauricéia, durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Ao todo […]

24/03/2023 12h38 Atualizado há 1 ano atrás

A prefeita Anna Lorena esteve nesta quinta-feira, 23, reunida ao lado de vereadores, profissionais da área de saúde, servidores públicos, comunidade e autoridades na Escola Municipal Maria Lauricéia, durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Ao todo participaram 200 munícipes inscritos, fazendo deste um recorde para este evento.

A 9º Conferência Municipal de Saúde seguiu o tema central da 17º Conferência Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023.

A prefeita Anna Lorena destacou, na oportunidade, todos os serviços em saúde oferecidos pela sua administração, bem como frisou o aumento da demanda na área e os esforços que têm sido empregados pelos profissionais a fim de melhor equipar e atender às necessidades da população. Ainda de acordo com a gestora, a Conferência também tem um caráter democrático e é um momento importante para se ouvir a população.

Em linha semelhante, a secretária de Saúde, Paula Oliveira; a coordenadora da Atenção Básica Municipal, Fabiana Ferreira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Emerson Leonardo, reforçaram o papel da participação popular na gestão e fiscalização da saúde local. “Esta conferência, organizada em parceria com as demais secretarias e setores, tem como principal finalidade incentivar a participação popular na gestão do SUS, desta forma aproximando ainda mais os monteirenses para visualizar a realidade do que vem sendo repassado pelos governos, e também para que a população possa contribuir na definição de políticas públicas para a saúde de Monteiro e também, na fiscalização, que é um dos papéis do Conselho Municipal de Saúde”, disse Emerson Leonardo.

Conferência Municipal de Saúde nos municípios

A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade única para discutir a temática da saúde com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia. A partir dessas discussões, é possível reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, como a universalidade, integralidade e equidade, para garantir a saúde como direito humano.

Além disso, a conferência possibilita a mobilização e o estabelecimento de diálogos diretos com a sociedade brasileira acerca da saúde como um direito constitucional e da defesa do SUS. É fundamental garantir a participação popular e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade, em todas as etapas da conferência.

Os eixos temáticos da 9ª Conferência de Saúde foram I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.