Portal atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 18:18h

A vida pede equilíbrio: Janeiro Branco terá vasta programação em Monteiro

Início A vida pede equilíbrio: Janeiro Branco terá vasta programação em Monteiro

A vida pede equilíbrio: Janeiro Branco terá vasta programação em Monteiro

Autor: Comunicação

A vida pede equilíbrio: Janeiro Branco terá vasta programação em Monteiro

Todos os anos, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema Saúde Mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados […]

11/01/2023 9h02 Atualizado há 3 semanas atrás

Todos os anos, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema Saúde Mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter o corpo e a mente sãos.

Portanto, esse mês, a Secretaria de Saúde realiza ações voltadas aos cuidados e tratamentos da mente e do corpo, com o apoio da Rede de Apoio Psicossocial, composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, CAPS I, CAPS AD III, UPA, SAMU, CER II, e Hospital de Urgência e Emergência Santa Filomena.

A programação contará com Oficinas terapêuticas voltadas ao tema, com os usuários e familiares dos serviços, Caps 1, Caps ADIII e Ambulatório de saúde mental; – Sala de espera nas UBS; – Entrega de mensagens alusivas ao tema nos serviços de urgência, aos pacientes e profissionais; além de Capacitação nos dias 23 e 24 de janeiro, que será ministrada pela Psicóloga Arilane Vasconcelos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.  Com isso, o objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada um.