Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 12:21h

Início Aprendendo a salvar vidas – Projeto ‘Bombeiro Mirim’ incentiva estudantes monteirenses

Salvar vidas. Esta missão tão especial do Corpo de Bombeiros está sendo repassada para crianças paraibanas por meio do projeto “Bombeiro Mirim”, que foi implantado na cidade de Monteiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, por meio da Secretaria de Educação. O programa tem como objetivo incluir socialmente meninos e meninas em situação […]

17/11/2022 10h49 Atualizado há 1 ano atrás

Salvar vidas. Esta missão tão especial do Corpo de Bombeiros está sendo repassada para crianças paraibanas por meio do projeto “Bombeiro Mirim”, que foi implantado na cidade de Monteiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, por meio da Secretaria de Educação. O programa tem como objetivo incluir socialmente meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, com aulas de combate a incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros, prevenção às drogas, além de várias atividades culturais.

As crianças e adolescentes da Escola Adalice Remígio, no bairro do Mutirão, já estão sendo beneficiadas com a iniciativa do Corpo de Bombeiros através de atividades socioeducativas e culturais do projeto que são realizadas semanalmente, sob a coordenação do capitão Germano, comandante da 7ª CIBM, que objetiva oferecer mais oportunidade de inclusão social às crianças e adolescentes, contribuindo com a sua formação por meio de instruções práticas e teóricas baseadas na doutrina bombeiro mirins.

“Este é um programa totalmente gratuito, onde as crianças têm noções de civismo, cidadania e disciplina, além de conhecimentos básicos como: prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento, entre outras do meio bombeiro militar”, comenta Vânia Reis, diretora da Escola Adalice.

Sobre o projeto

O ‘Bombeiro Mirim’ desenvolve atividades de apoio socioeducativo e cultural com crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos, e que estejam devidamente matriculadas nas escolas públicas das áreas de atendimento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba. O programa contribui com a formação social de meninos e meninas, por meio de instruções práticas e teóricas.

No projeto, as crianças têm aulas sobre acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao uso de drogas, práticas esportivas, apoio pedagógico, além de atividades culturais.

Desde 2011, o ‘Bombeiro Mirim’ tem capacitado crianças e adolescentes com noções básicas das atividades de bombeiros, incluindo primeiros socorros e prevenção de incêndios. O projeto também funciona em outros municípios da Paraíba.