Portal atualizado em: 2 de julho de 2022 às 18:22h

Caravana Interatos chega a Monteiro com oficina e espetáculo de teatro

Início Caravana Interatos chega a Monteiro com oficina e espetáculo de teatro

A programação da Caravana Interatos chega em Monteiro, que nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) recebe a Oficina de Iniciação da Iluminação Teatral, ministrada por João Batista Gomes da Silva. Na sexta-feira (10), às 20h30, o Coletivo de Teatro Alfenim apresenta o espetáculo ‘Helenas’, no Teatro Municipal Jansen Filho.

A programação é completamente gratuita (realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc) e conta com apoio da prefeitura de Monteiro.

Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital. Desde a abertura, que aconteceu no dia 14 de abril, a Caravana Interatos já passou pelas cidades de Pedras de Fogo, Duas Estradas, Solânea, São Mamede, Monte Horebe, Poço Dantas, Serra Grande e Esperança. Até 2 de julho, data do encerramento, o projeto também leva espetáculos e oficinas aos municípios de Ouro Velho e São João do Rio do Peixe.

Oficina de iniciação da iluminação teatral – O plano de aula traz o princípio básico da iluminação teatral; a história da iluminação no teatro; o início para um aprendizado de plano de luz (do início da leitura do texto à estreia do espetáculo); como usar as cores primárias e secundárias na iluminação (verde, vermelho, azul, amarelo); o prisma das cores. A aula prática compreende o princípio básico da iluminação: tipos de refletores, afinação de refletores, montagem do plano de luz, programação da mesa e operação do espetáculo.

Espetáculo ‘Helenas’ – Com dramaturgia de Márcio Marciano e direção de Paula Coelho, o Coletivo de Teatro Alfenim apresenta seu mais novo espetáculo Helenas. A encenação parte da leitura de “Minha vida de menina”, diários de Helena Morley, pseudônimo de Alice Caldeira Brandt, que viveu em Diamantina (MG) no final do século XIX. A peça, voltada para o público infanto-juvenil, retrata impressões registradas no diário de uma adolescente, entre seus 13 e 15 anos de idade. Apesar de tratar-se de acontecimentos de infância vividos num ambiente rural em vias de precária urbanização, o olhar de encantamento e ironia com que a menina Helena descreve suas descobertas confere à narrativa extrema atualidade. Raça, gênero, crença, educação, bem como o lugar da mulher numa sociedade patriarcal, são abordados através do olhar ao mesmo tempo inocente e desafiador de uma menin a que não se prende a regras ou estereótipos de comportamento. Ficha técnica: Elenco – Édson Albuquerque, Mayra Ferreira, Murilo Franco e Vítor Blam | Cenografia e figurinos: Maria Botelho | Painel de fundo: Giga Brow | Iluminação: Ronaldo Costa | Design Gráfico: Patrícia Brandstatter | Preparação vocal: Mayra Ferreira | Oficina de preparação corporal: Dudu Galvão | Costureiras: Maria Célia dos Santos e Rosângela Pereira Freitas | Pesquisa e composição musical: Joseph Cavalcante, Márcio Marciano, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho e Vítor Blam | Dramaturgia: Márcio Marciano | Direção: Paula Coelho | Produção executiva: Gabriela Arruda | Administração: Adriano Cabral | Realização: Coletivo de Teatro Alfenin

Caravana Interatos – Monteiro

Teatro
8/06 e 09/06, 19h às 22h
Oficina de Iniciação da Iluminação Teatral
Ministrante: João Batista Gomes da Silva
Vagas: 20
Inscrições: Secretaria de Cultura de Monteiro

10/06, 20h30
Espetáculo Helenas
Coletivo de Teatro Alfenim
Local: Teatro Municipal Jansen Filho, rua pres. Getúlio Vargas, 34, Centro

Compartilhar

Notícias Relacionadas