Portal atualizado em: 9 de maio de 2024 às 12:41h

Início Castramóvel realiza ação de castração de 68 animais entre cães e gatos no município de Monteiro

A Prefeitura de Monteiro, por meio do Setor de Vigilância em Saúde realizou um mutirão de castrações de animais no município. A ação contemplou os animais de rua que foram recolhidos por profissionais competentes e avaliados para receberem a cirurgia. A ação do Castramóvel iniciou com a fase de triagem, na qual foi feita uma […]

21/11/2023 12h44 Atualizado há 6 meses atrás

A ação do Castramóvel iniciou com a fase de triagem, na qual foi feita uma avaliação cuidadosa dos animais, a fim de determinar quais seriam elegíveis para o procedimento de castração. Além do serviço de castração, houve a oportunidade de realizar testes rápidos de leishmaniose e garantindo a saúde dos pets.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Silva, foram realizadas as castrações de 68 animais (66 cães e 02 gatos), sendo destes 26 machos e 42 fêmeas. A diretora ainda destacou que o Centro de Castração do município está para ser aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, com essa aprovação serão ampliados os trabalhos e mais animais estarão sendo atendidos no Centro.

Para a secretária de Saúde de Monteiro, Ana Paula Oliveira, a ação do Castramóvel representou a resposta do apelo da população. Além disso, essa ação busca contribuir para a redução da superpopulação de animais abandonados, garantindo um futuro mais saudável para a comunidade animal do município. Ela ainda destacou que a saúde está de mãos dadas com a gestão para fazer sempre o melhor para todos e que o trabalho em favor dos animais será ampliado após a aprovação do Centro de Castração.

O Castramóvel

O veículo Castramóvel e os equipamentos que o compõem, foram adquiridos via emenda do Deputado Federal Wellington Roberto e é o terceiro veículo deste porte, existente no Estado da Paraíba. Em seu interior, existe uma sala de cirurgia para animais de pequeno porte.