Portal atualizado em: 6 de maio de 2024 às 15:20h

Início Castramóvel: Vigilância em Saúde realiza mutirão de castração de animais domésticos

A Prefeitura de Monteiro, através da Vigilância em Saúde, realiza mais uma ação de esterilização de animais domésticos com o Castramóvel. A ação acontece a partir desta quinta-feira, 29. Desta vez, o mutirão atenderá diretamente a população que realizou o cadastro anteriormente. Para participar do programa, os tutores dos animais realizaram um cadastro prévio, garantindo […]

28/02/2024 23h05 Atualizado há 2 meses atrás

Para participar do programa, os tutores dos animais realizaram um cadastro prévio, garantindo assim a organização e o melhor aproveitamento das vagas disponíveis. “A castração dos animais domésticos é uma medida fundamental para a prevenção de zoonoses e para a redução do abandono. Estamos comprometidos em oferecer esse serviço à população, visando o bem-estar animal e a saúde coletiva”, disse a secretária de Saúde, Paula Oliveira que destaca a importância dessa iniciativa para a saúde pública.

A diretora da Vigilância em Saúde enfatiza o sucesso das ações anteriores e a relevância do trabalho contínuo: “Já estamos realizando as castrações dos animais de rua há algum tempo e estamos ampliando para as demandas domésticas da população monteirense e temos percebido o engajamento da população e a eficácia dessa estratégia. Com a ampliação das vagas, esperamos atender ainda mais animais e ampliar os benefícios para toda a cidade”, disse Silvana Silva.

A prefeita Anna Lorena ressalta a necessidade de conscientização sobre a importância da castração. “Ações como essa são de suma importância tanto para a população como para os animais. A castração promove o bem-estar do animal, garante mais saúde para ele, além de trazer benefícios também para as pessoas. Com a castração e com a adoção você reduz o número de animais abandonados e investe em saúde pública. O nosso agradecimento a toda a equipe do Castramóvel e a todos os envolvidos”, explicou a gestora.

Cadastro

Para obter o benefício da castração, o tutor deve procurar a sede da Vigilância em Saúde das 08 às 13 horas de segunda a sexta-feira para realizar o cadastro do animal portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido, é só aguardar o contato da equipe do setor para o agendamento e as orientações gerais.

Documentos obrigatórios:

– Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;

– Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 30 dias)

– Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.