Portal atualizado em: 2 de maio de 2024 às 12:57h

Início Com apoio do Sebrae, Monteiro promove a 13ª edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca

Programação é gratuita e tem início nesta sexta-feira (19), enaltecendo as tradições e a vocação cultural do cariri paraibano Reconhecido por sua forte identidade cultural, o município de Monteiro, localizado no cariri paraibano, realiza, neste final de semana, a 13ª edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca. Promovido através de uma parceria entre […]

19/04/2024 9h54 Atualizado há 2 semanas atrás

Reconhecido por sua forte identidade cultural, o município de Monteiro, localizado no cariri paraibano, realiza, neste final de semana, a 13ª edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca. Promovido através de uma parceria entre o Sebrae/PB, a Prefeitura de Monteiro e o Governo da Paraíba, o evento tem programação gratuita, cujas atividades serão realizadas em diversos locais do município.

De acordo com a programação, as atividades terão início nesta sexta-feira (19), às 8h, com a realização de oficinas de percussão e pífano. Elas ocorrerão no Memorial Zabé da Loca, cujo legado está sendo amplamente celebrado em 2024, ano em que a ‘rainha do pífano’, falecida em 2017, completaria 100 anos.

Além das oficinas, a programação do festival nesta sexta-feira também vai contar com uma série de apresentações culturais no Terreiro de Zabé da Loca, a partir das 17h30. No sábado (20), as atividades começam no mercado público de Monteiro, às 8h, com o momento “Cultura na Feira”, que vai contar com a participação de repentistas e emboladores da região.

Já durante a noite, um cortejo de pífanos e tambores nagô vai percorrer as principais ruas da cidade, a partir das 20h30. Em seguida, mais apresentações culturais com artistas regionais encerram a segunda e última noite de programação, no centro de Monteiro. Conforme ressalta a gerente regional do Sebrae/PB no cariri, Madalena Arruda, o 13º Festival de Cultura Popular Zabé da Loca não só proporciona visibilidade para o empreendedorismo cultural em Monteiro, como também contribui para fomentar a economia criativa no município.

Ainda segundo a gerente, como forma de preparação para o evento, os empreendedores de Monteiro, especialmente os que fazem parte do universo da economia criativa, participaram de duas capacitações promovidas durante o mês de março. O objetivo foi sensibilizar para a importância da relação que existe entre o turismo e a economia criativa e sobre como essa integração pode contribuir com o desenvolvimento local.

“Durante esses momentos, trabalhamos as competências empreendedoras, o sentimento de pertencimento e a economia criativa, buscando o fortalecimento dessa cadeia produtiva. Além disso, ao apresentarmos o calendário de eventos previstos para esse ano em Monteiro, procuramos demonstrar como eles podem se conectar com a economia criativa e o turismo, enfatizando ainda o potencial do cariri e as oportunidades para o desenvolvimento integrado da região”, concluiu Madalena Arruda.