Portal atualizado em: 22 de abril de 2024 às 13:48h

Início Conselho Municipal de Saúde De Monteiro aprova Plano Municipal de Saúde 2022/2025

O Conselho  Municipal de Saúde  de Monteiro  realizou nesta terça-feira, dia 28, a última reunião do ano, onde apresentou o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, com o objetivo de promover o cumprimento do direito constitucional à saúde. A gestão da saúde do Município de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou em seu conteúdo […]

29/12/2021 10h59 Atualizado há 2 anos atrás

O Conselho  Municipal de Saúde  de Monteiro  realizou nesta terça-feira, dia 28, a última reunião do ano, onde apresentou o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, com o objetivo de promover o cumprimento do direito constitucional à saúde. A gestão da saúde do Município de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou em seu conteúdo o desafio do fortalecimento da gestão, numa enorme vontade e disposição de provar que o SUS Municipal é viável, com clareza que o foco é no cuidado, aliado a uma delicadeza no cuidado com os cuidadores, reordenando a mira da gestão no protagonismo necessário e desafiador dos trabalhadores.

O Plano municipal de saúde é fruto de uma construção coletiva e participativa de uma equipe dedicada que consolida uma nova etapa e uma nova fase no direcionamento das ações e serviços de saúde do município, com o princípio de norteador a garantia do direito à saúde da população Monteirense, de forma integral e humanizada, através de uma rede de atenção qualificada e resolutiva e de uma gestão colegiada, capaz de responder às necessidades da população.

Na reunião foram apresentadas 09 diretrizes, voltadas aos três níveis de atenção à saúde, que são, Atenção Primária Média Complexidade e a Rede de Urgência e Emergência. Nestes documentos estão descritos os principais problemas de saúde identificados no município, resultado da análise das condições de saúde da população, dos determinantes e condicionantes de saúde, da gestão e das demandas da população, cujos resultados serviram de indicativos para a definição das suas diretrizes, objetivos, ações e metas.

Para o Coordenador do Departamento de Auditoria, Emerson Leonardo, o processo é complexo e antagônico, cria caminhos, sem, entretanto, fechar as antigas trilhas. “Insistimos no novo sem descuidar dos passos já trilhados. Fortalecemos pilares como saúde com qualidade, em tempo adequado, além da valorização daqueles que trabalham junto conosco servindo a população”.

Para a prefeita Anna Lorena, fica a expectativa de que este plano seja um instrumento capaz de reduzir as desigualdades da saúde e aumentar a resolutividade do sistema melhorando as condições de saúde da população. “Acreditamos que existem, de fato, soluções para os nossos problemas de saúde, embora algumas vezes pareça que aquelas frutas doces mencionadas na metáfora das árvores estejam um pouco, mais altas, mas ainda assim alcançáveis”. Concluiu Anna Lorena