Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 13:01h

Início Construindo o Futuro: Prefeita Anna Lorena adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas

Planejar o futuro respeitando o que é fundamental para esta e para as próximas gerações sempre foi uma das questões abordadas pela prefeita Anna Lorena, que neste sentido realizou uma importante ação. Trata-se da adesão do município de Monteiro aos 10 princípios da Organização das Nações Unidas (ONU), também chamado pelo Pacto Global. A assinatura […]

30/01/2022 11h15 Atualizado há 2 anos atrás

Trata-se da adesão do município de Monteiro aos 10 princípios da Organização das Nações Unidas (ONU), também chamado pelo Pacto Global. A assinatura do termo foi feita pela prefeita nesta última semana em seu gabinete.

De acordo com a entidade internacional, “o Pacto Global advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações”.

Para a prefeita Anna Lorena, planejar com base em indicadores de desenvolvimento humano é um compromisso com uma cidade de futuro. “Já trabalhamos com o UNICEF, e agora temos oportunidade de trabalhar coma ONU, pautando a estratégia municipal para influenciar positivamente esses indicadores e tornar Monteiro uma cidade, um local de prosperidade para todos!”, comentou após a assinatura do termo.

Conheça os 10 princípios da agenda 20/30 da ONU
Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego.

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Confira os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

1. Erradicação da pobreza;
2. Fome zero e agricultura sustentável;
3. Saúde e Bem-estar;
4. Educação de qualidade;
5. Igualdade de Gênero;
6. Água potável e Saneamento;
7. Energia Acessível e Limpa;
8. Trabalho decente e crescimento econômico;
9. Indústria, Inovação e Infra-estrutura;
10. Redução das desigualdades;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
12. Consumo e produção responsáveis;
13. Ação contra a mudança global do clima;
14. Vida na água;
15. Vida terrestre;
16. Paz, justiça e instituições eficazes;
17. Parcerias e meios de implementação.