Portal atualizado em: 30 de abril de 2024 às 12:56h

Início Dia D no combate ao Aedes Aegypti é realizado com sucesso em Monteiro e leva informações importantes à população

O Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença da dengue, aconteceu no último sábado dia 24 de fevereiro em toda zona urbana do município. A ação contou com um ponto de apoio na Praça João Pessoa onde na ocasião foram apresentadas orientações importantes sobre como evitar a proliferação do mosquito […]

26/02/2024 11h07 Atualizado há 2 meses atrás

O Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença da dengue, aconteceu no último sábado dia 24 de fevereiro em toda zona urbana do município. A ação contou com um ponto de apoio na Praça João Pessoa onde na ocasião foram apresentadas orientações importantes sobre como evitar a proliferação do mosquito e acabar com possíveis focos que surjam principalmente nas residências, além da distribuição de peixes guppy.

O Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, após o dia D, continuará realizando ações, para o evitar os possíveis criadouros, identificando pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito. Também será feito um trabalho com orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, a exemplo de ferros-velhos, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, entre outros.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão abertas e preparadas para o atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Para a Prefeita do município de Monteiro, Anna Lorena, essa é uma luta de todos os munícipes, para que juntos, possam combater o mosquito e não deixar com que ele se prolifere em nossa cidade. Ela também destacou a importância do trabalho conjunto entre Vigilância em Saúde, os ACS e ACE na realização das ações de controle e combate e onde também ofereceram a população a distribuição do peixe guppy, que são de extrema importância no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A secretária de Saúde, Ana Paula Oliveira, esteve presente na ação e junto com os profissionais realizou visitas em alguns pontos da cidade para conversar com a população e alertar sobre os cuidados necessários no enfrentamento as arboviroses.

A secretaria fez questão de pontuar em suas visitas, “Contamos com todos vocês nessa luta, juntos podemos vencer o mosquito”. Na ocasião aproveitou para distribuir os peixes guppy para serem colocados nos reservatórios de agua e assim ajudar na eliminação das larvas do mosquito.