Portal atualizado em: 27 de março de 2024 às 13:03h

Início Dia Estadual de Combate ao Tabagismo: Secretaria de Saúde de Monteiro alerta população sobre as consequências do tabagismo

O Dia Estadual de Combate ao Fumo, celebrado anualmente no dia 15 de março, propõe uma reflexão sobre os problemas ocasionados pelo tabagismo. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Além disso, a patologia pode contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos […]

16/03/2023 12h20 Atualizado há 1 ano atrás

Além disso, a patologia pode contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de fígado, de bexiga, câncer de pâncreas, entre outros. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, cerca de 450 pessoas morrem por dia devido à dependência da nicotina.

Os profissionais de saúde que atuam no combate ao tabagismo, alertam sobre os riscos de morte por consequência do uso do cigarro. Para eles, a nicotina tem um alto poder para manutenção da dependência química. Sendo assim, o tabagismo é um problema de saúde pública que leva a uma morte prematura.

Avaliando a necessidade de acompanhamento mais preciso, com os pacientes que procuram os serviços de saúde do município, a Secretaria de Saúde do de Monteiro dispõe de um grupo de profissionais que atuam no atendimento dessas pessoas no Ambulatório de Saúde Mental e em breve um novo grupo será disponibilizado na UBS-12.