Portal atualizado em: 27 de setembro de 2023 às 12:42h

Em evento do COSEMS Paraíba, Monteiro se destaca na apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica

Início Em evento do COSEMS Paraíba, Monteiro se destaca na apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica

Em evento do COSEMS Paraíba, Monteiro se destaca na apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica

Autor: Comunicação

Em evento do COSEMS Paraíba, Monteiro se destaca na apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica

O IV Congresso foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Deste modo, reuniu um corpo diversificado de líderes e profissionais da área de saúde, todos unidos pelo compromisso de […]

23/08/2023 9h56 Atualizado há 1 mês atrás

O IV Congresso foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Deste modo, reuniu um corpo diversificado de líderes e profissionais da área de saúde, todos unidos pelo compromisso de moldar um sistema de saúde público, resiliente e acessível a todos os cidadãos.

Durante toda a programação, os conteúdos foram trabalhados em mesas temáticas de discussão com a finalidade de contribuir para o fortalecimento e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito de uma saúde pública resolutiva e com acessibilidade para toda população.

O evento que contou com a presença da secretária de Saúde, Ana Paula Oliveira que esteve representando o município de Monteiro e foi eleita Diretora de Planejamento e Gestão da Cosems, para representar os 223, no biênio 2023-2025, que esteve acompanhada da diretora da Atenção Básica, Fabiana Ferreira e juntas participaram de toda a programação.

Outro destaque para o município foi a participação do farmacêutico e coordenador da Assistência Farmacêutica do município de Monteiro, Dr. Francisco Xavier, que na oportunidade participou como debatedor na Exposição Dialogada 4: Perspectiva para Qualificar a Assistência Farmacêutica nos Territórios, com o tema: Relato de Experiência – Consultório de Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde.

De acordo com o Dr. Xavier, a proposta inovadora em atendimento à saúde é o conjunto de ações e serviços realizados pelo profissional farmacêutico, levando em consideração a individualidade, família, comunidade e equipe de saúde com foco na prevenção e resolução de problemas de saúde. O cuidado farmacêutico também proporciona a proteção e prevenção de danos à saúde.

Ele destacou ainda que atualmente, o foco do projeto são pacientes com diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia de modo que os resultados clínicos, humanísticos e econômicos colaborem com o desenvolvimento de políticas públicas no país.