Portal atualizado em: 25 de novembro de 2022 às 17:53h

Em mais uma ação, Programa Cuidado de Mãe entrega kits às gestantes de Monteiro

Início Em mais uma ação, Programa Cuidado de Mãe entrega kits às gestantes de Monteiro

Em mais uma ação, Programa Cuidado de Mãe entrega kits às gestantes de Monteiro

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Em mais uma ação, Programa Cuidado de Mãe entrega kits às gestantes de Monteiro

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica e a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Cuidado de Mãe, estiveram realizando a entrega dos Kits Maternidade às gestantes que são acompanhadas pelos serviços de saúde e assistência do município. Neste encontro houve a entrega dos itens às gestantes prestes a dar à luz, […]

31/05/2022 12h40 Atualizado há 6 meses atrás

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica e a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Cuidado de Mãe, estiveram realizando a entrega dos Kits Maternidade às gestantes que são acompanhadas pelos serviços de saúde e assistência do município.

Neste encontro houve a entrega dos itens às gestantes prestes a dar à luz, como forma de auxiliar nos primeiros dias de vida das crianças.  Um dos critérios para receber o benefício é que as gestantes tenham realizado o pré-natal, tenham os exames da gestação em dia, bem como a vacinação e as consultas mensais nas Unidades de Saúde.

Nos kits de maternidade, as futuras mamães recebem itens importantes como: banheira, trajes de saída da maternidade, kits de mamadeiras e de higiene pessoal, bolsa de maternidade, toalha para bebê e fraldas.

O Programa Cuidado de Mãe acontece através de uma parceria entre a Secretária de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, que realiza um acompanhamento às famílias, mesmo após o nascimento do bebê, com orientações importantes para um bom desenvolvimento da criança.

Campanha Maio Furta-cor
A iniciativa visa a sensibilizar a população para o cuidado da saúde mental materna. Furta-cor faz menção ao espectro da maternidade, alterando-se a depender da luz à qual é submetido.
Maio foi escolhido por, no Brasil, estar ligado às mães. A campanha nasceu em 2021, a partir das problematizações ocasionadas em virtude da pandemia de covid-19. Neste sentido, a Secretaria de Saúde ofereceu às mamães uma palestra com a psicóloga Isolda Nunes, abordando o tema e apontando ações e soluções dentro da Rede Municipal onde elas podem encontrar apoio.