Portal atualizado em: 22 de abril de 2024 às 13:48h

Início Em Monteiro: Vacina da Influenza é ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade

A Secretaria de Saúde do Município de Monteiro, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Setor Municipal de Imunização, iniciou nesta segunda-feira, dia (15), a oferta da vacina influenza para toda a população não vacinada, a partir dos seis meses de idade, a depender do estoque da vacina nos […]

17/05/2023 11h46 Atualizado há 11 meses atrás

A Secretaria de Saúde do Município de Monteiro, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Setor Municipal de Imunização, iniciou nesta segunda-feira, dia (15), a oferta da vacina influenza para toda a população não vacinada, a partir dos seis meses de idade, a depender do estoque da vacina nos municípios e da estratégia definida pelas Secretarias Municipais de Saúde. A ampliação é mais uma ação do Governo do Estado de enfrentamento das síndromes respiratórias, sobretudo no público infantil.

A Campanha de Vacinação 2023 contra a Influenza (gripe) agora está acessível para todos os públicos, a partir dos seis meses de idade. Monteiro por sua vez já iniciou a vacinação e pretende concluir a meta de vacinados até o final de maio, vacinando assim mais de 90% da população. Monteiro, que está com 35,34% de cobertura em crianças (dados do último dia 11 de maio), também lançou mão de uma estratégia diferenciada e está enviando equipes para aplicar as doses em escolas e creches.

De acordo com o Setor de Imunização, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde durante toda a semana. “As unidades estarão em funcionamento para a realizar a ação, no horário de segunda a quinta-feira das 07 às 11:00 das 13:30 às 16:30, e na sexta-feira das 07 às 13:00 horas”, comunica Raquel Matos, coordenadora do Setor de Imunização.

O Setor de Imunização informa ainda que, assim como nas demais fases de vacinação, todas as medidas de prevenção à propagação do vírus estão sendo tomadas em todas as unidades de saúde, proporcionando um atendimento de qualidade para todos.

Com o intuito de ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses, no próximo sábado (20), acontecerá, em todo estado, mais um Dia D de vacinação contra a Influenza, covid-19 e multivacinação. Na Paraíba, a vacinação permanece em primeiro lugar nacionalmente, com 603.176 doses aplicadas, o que significa uma cobertura de 43,57%. Ainda está bem longe de atingir a meta de 90%. Mesmo assim, a Paraíba é o estado com a melhor cobertura do país. Em segundo lugar, está Pernambuco, com 38,02% e em terceiro, Amazonas, com 37,90% de cobertura vacinal contra a influenza.