Portal atualizado em: 28 de março de 2024 às 12:12h

Início Escolas municipais  realiza Avaliação da Educação Básica em Monteiro

Escolas municipais  realiza Avaliação da Educação Básica em Monteiro

Testes cognitivos serão feitos pelos alunos matriculados no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está sendo aplicado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Monteiro, em datas e horários agendados previamente pelas instituições de ensino. Os resultados de cada turma contribuem para produzir indicativos […]

23/11/2021 11h50 Atualizado há 2 anos atrás

Os resultados de cada turma contribuem para produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb), monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.

Todos os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental responderão a questões de língua portuguesa e matemática. As crianças do 2º ano do ensino fundamental também farão testes de português e matemática. Alguns alunos também responderão sobre ciências humanas e ciências da natureza.

Tempo de aplicação

Os alunos deverão responder às questões em até
2 horas e 30 minutos – provas de língua portuguesa e matemática (20 minutos extras a alunos com baixa visão e 50 minutos extras para outras deficiências)

1 hora e 10 minutos – provas de ciências da natureza e ciências humanas (15 minutos extras a alunos com baixa visão e 20 minutos extras para outras deficiências).

Resultados por escola

Segundo o edital do Saeb, os resultados preliminares poderão ser acessados pelos diretores das escolas, por meio do sistema on-line do Inep, até 190 dias após a aplicação dos testes.

Educação Municipal e o Saeb

Assim como em todos os anos, a Secretaria de Educação juntamente com as equipes das escolas, realizam diversas aulas preparatórias que incluem testes simulados, para que os estudantes possam se adaptar ao método e as condições das provas.

No dia da realização das avaliações, todas as escolas recebem seus alunos de forma descontraída para que possam estar relaxados durante a prova.