Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 12:03h

Início Estudante da Rede Municipal de Monteiro conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de […]

19/10/2022 12h08 Atualizado há 2 anos atrás

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A ONC é uma prova para testar conhecimentos que vão além da sala de aula e que tem entre os seus principais objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científica e tecnológica.

Na edição da Olimpíada Nacional de Ciências deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Lauriceia Freitas, no município de Monteiro, está sendo destaque com o primeiro estudante a conquistar uma medalha de ouro na ONC.

O estudante Breno Barbosa do 6º ano A do turno da manhã recebeu o resultado das provas ao lado da supervisora Maria do Socorro Teixeira, da professora Wana de Melo Silva e da diretora Amélia Caldeira que juntamente com os demais integrantes da equipe pedagógica que comemoraram o reconhecimento.
“Mais uma vez comemoramos resultados expressivos no nosso município. Nossa educação está sempre à frente, nos brindando com números e dados que sempre nos põe em destaque. Parabéns Breno e todos os demais estudantes. Continuem sempre dando o melhor!”, comemorou a prefeita Anna Lorena.

A Prova
A ONC é composta por duas fases: 1ª Fase – 20 questões de múltipla escolha; e 2ª Fase – 10 questões dissertativas; As provas foram aplicadas em três dias, nos quais os participantes puderam escolher o horário de sua preferência para realizá-las.
Os participantes que conquistaram as maiores pontuações em seus níveis são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Todos que acertarem pelo menos 50% da prova são contemplados com menção honrosa.