Portal atualizado em: 19 de agosto de 2022 às 12:55h

JULHO AMARELO: Secretaria de Saúde de Monteiro destaca mês de conscientização sobre Hepatites Virais e Câncer Ósseo

Início JULHO AMARELO: Secretaria de Saúde de Monteiro destaca mês de conscientização sobre Hepatites Virais e Câncer Ósseo

A Secretaria de Saúde de Monteiro, inicia o mês de julho destacando a importância da conscientização e prevenção sobre as Hepatites Virais e o Câncer Ósseo. O objetivo é fazer com que a população entenda os sinais de alerta e procure um especialista o mais rápido possível a qualquer sinal dessas doenças para que não se tornem ainda mais graves.

Os sintomas do Câncer Ósseo, por ser um câncer raro, quanto antes descobrir a doença, mais eficaz será o tratamento. Os tumores ósseos acontecem a partir do crescimento desordenado de células nos ossos e podem ser benignos ou malignos. Os mais comuns são: Osteossarcoma, condrossarcoma e tumor de Ewing.
Sintomas mais comuns do câncer ósseo são: Dor nos ossos; Inchaço; Sensibilidade na área; Ossos quebradiços; Perda de peso e Febre.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Alguns dos sintomas das hepatites virais são: Febre; Fraqueza; Mal-estar; Dor abdominal; Enjoo/náuseas; Vômitos; Perda de apetite; Urina escura (cor de café).

COMO PREVENIR?
Atitudes simples podem fazer com que esse problema fique no passado de vez. Como por exemplo: Uso de preservativos; higiene básica adequada; não compartilhar agulhas e objetos cortantes; Tomar as vacinas necessárias e caso apareça algum desses sintomas, um médico deverá ser consultado.

O Dia Mundial de combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho, instituído pela Organização Pan-Americana de Saúde e promove uma maior conscientização, reduzindo, assim, o aumento no número de pessoas infectadas.

A Secretaria de Saúde do município de Monteiro, alerta as pessoas que apresentarem os sintomas, que procurem uma unidade de saúde mais próxima para um terem o atendimento adequado e um tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

Compartilhar

Notícias Relacionadas