A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura, reuniu nesta segunda-feira (20), no Teatro Jansen Filho, toda classe artística que compõe o patrimônio cultural vivo da cidade em suas várias vertentes, para conhecer os detalhes do edital de incentivo à cultura, através da Lei Aldir Blanc. Músicos, cantores, atores, bailarinos, produtores, cineastas, artistas […]
A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura, reuniu nesta segunda-feira (20), no Teatro Jansen Filho, toda classe artística que compõe o patrimônio cultural vivo da cidade em suas várias vertentes, para conhecer os detalhes do edital de incentivo à cultura, através da Lei Aldir Blanc.
Músicos, cantores, atores, bailarinos, produtores, cineastas, artistas plásticos e artesãos, puderam discutir sobre os valores que serão destinados a cada categoria artística, num montante de recursos totais que somam mais de 250 mil reais.
A Lei Aldir Blanc, foi criada para amparar o setor cultural durante a pandemia da COVID-19 e foi fundamental para garantir a subsistência de milhares de trabalhadores da cultura e instituições que estavam em situação de extrema dificuldade durante a pandemia. Em 2022, a Lei nº 14.399/2022 instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o objetivo de garantir políticas públicas permanentes para o setor cultural brasileiro.
Após aprovado no plenário dos Artistas, Produtores Culturais e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Monteiro, fica o Comitê de Acompanhamento e Fiscalização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura orientado à promover discussão e consulta à comunidade cultural e aos demais atores da sociedade civil sobre este Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), por meio de reuniões técnicas com potenciais interessados em participar dos chamamentos públicos.
Post Views: 0