Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 12:03h

Início Marcha dos Municípios: Prefeita Lorena participa de apresentação do ‘Selo Prefeitura Parceira das Mulheres’

A delegação paraibana formada por 130 prefeitas e prefeitos paraibanos, 80 vice-prefeitos e 100 vereadores tornou-se um marco no evento, sendo comitiva do estado a participar da marcha em Brasília. Em meio às comemorações pela grande representatividade paraibana na Marcha dos Municípios, as prefeitas paraibanas apresentaram nesta terça-feira (28), o projeto do Selo Social ‘Prefeitura […]

29/03/2023 10h08 Atualizado há 1 ano atrás

Em meio às comemorações pela grande representatividade paraibana na Marcha dos Municípios, as prefeitas paraibanas apresentaram nesta terça-feira (28), o projeto do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’.

No dia anterior a apresentação, a prefeita Anna Lorena se reuniu com a Comissão Paraibana formada por Maria Rodrigues de Alagoinha, Joyce Renally de Duas Estradas, Talita Lopes de Boa Ventura, Girlene Candido de Borborema, Aline Povão de Cruz do Espírito Santo, Maria da Luz de Riachão, Michelle Ribeiro de Pedro Régis, para discutir os detalhes da apresentação junto a Pedro Dantas e Thais Mendes, da FAMUP e CNM, respectivamente.

A premiação criada pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e pela Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), visa estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras, considerando as potencialidades de cada município.

“Levamos a experiência da Paraíba para apresentar ao Brasil já que tivemos as presenças de prefeitas e prefeitos de todos os estados. O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ por ser um projeto importante, é um case de sucesso paraibano e por isso fizemos a apresentação para que ele possa ser levado a outros estados”, destacou a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas na Paraíba (MMM-PB), a prefeita Anna Lorena.

As ações destacadas no programa em 2022 na Paraíba integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos.

As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

No ano de 2022, Monteiro foi uma das 08 cidades do Cariri contempladas com esse reconhecimento.