Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 10:07h

Início Monteiro celebra 01 ano de funcionamento do CRENÇA – Centro de Referência da Renda Renascença

A prefeita Anna Lorena, juntamente com a secretária de Cultura e Turismo, convida toda a população do Cariri para participar das comemorações de 01 ano do Centro de Referência da Renda Renascença – CRENÇA e do Dia Municipal da Renda Renascença, que acontecem na Praça João Pessoa na sexta-feira, dia 25, às 18:00h. A programação […]

22/11/2022 11h31 Atualizado há 1 ano atrás

A prefeita Anna Lorena, juntamente com a secretária de Cultura e Turismo, convida toda a população do Cariri para participar das comemorações de 01 ano do Centro de Referência da Renda Renascença – CRENÇA e do Dia Municipal da Renda Renascença, que acontecem na Praça João Pessoa na sexta-feira, dia 25, às 18:00h. A programação está inserida no I Fórum de Mulheres Empreendedoras do Cariri “Caiu na rede é mulher empreendedora”.

O CRENÇA – Centro de Referência da Renda Renascença, foi inaugurado no dia 25 de novembro de 2021, com a presença do governador  João Azevedo e da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Anna Maria Lins, tendo como ponto alto da festa um grande desfile da Coleção #SomosTodosParaiba, resultado da consultoria ministrada pelo estilista internacional Ronaldo Fraga e inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares.

Na Paraíba, estima-se que mais de três mil Rendeiras em Renascença, de cinco municípios do Cariri Paraibano (Monteiro, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro) permaneçam fazendo este artesanato na Região. Essas mulheres continuam resistindo e preservando esse ofício que atualmente inclusive tem IG (Indicação Geográfica/Indicação de Procedência) formalizado pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Não existe, em nenhum lugar do mundo, um número tão expressivo de Rendeiras fazendo renda renascença no mesmo território.

Os cinco municípios que formam o Arranjo Produtivo Local hoje de forma organizada, reunidas em um coletivo chamado CONARENDA, permitem às Rendeiras venderem, em conjunto, seus produtos que encantam pessoas do mundo inteiro com a rara e característica beleza desse fazer artesanal.

Localizado em um prédio histórico no Centro de Monteiro, além de um ponto de divulgação da renda renascença, o Crença assume sua importância também na prestação de informações e nas oficinas de qualificação ministradas pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae, a exemplo de outros parceiros.