Portal atualizado em: 28 de março de 2024 às 12:12h

Início Monteiro: IBGE apresenta dados preliminares do Censo de 2022 para vereadores e secretários

Na manhã desta terça-feira, 28, o coordenador regional de Monteiro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou os dados preliminares do Censo 2022 do município. Essa foi a terceira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, para informar sobre os dados apurados e tirar dúvidas, com a participação dos vereadores, Cajó Menezes […]

30/03/2023 9h26 Atualizado há 12 meses atrás

Essa foi a terceira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, para informar sobre os dados apurados e tirar dúvidas, com a participação dos vereadores, Cajó Menezes e Lito de Dona Socorro (Presidente da Câmara), da Chefe de Gabinete Fátima Sousa, da secretária de Saúde Paula Oliveira, de Administração, Zilson Romão; das secretárias executivas de Comunicação, Yhamirian de Paula e de Desenvolvimento Social, Silvânia Mayer, além da Coordenadora do SAMU, Anália Aleixo.

O último Censo realizado em Monteiro aconteceu em 2010, em 2022, com o novo balanço, o município conta com uma população de 32.066 habitantes, e foram recenseados 21.160 imóveis, destes sendo 16.500 domicílios.

Ainda de acordo com os dados do Censo, houve um crescimento de 1,12% no número de habitantes com mais de 69 anos e uma queda de 0,59% no número de crianças abaixo dos 03 anos. Monteiro conta com uma população feminina de 16.398 pessoas representando 51,14% dos monteirenses, já com 48,86% estão os monteirenses do sexo masculino, somando 15.668 pessoas.

O IBGE encaminha ao Tribunal de Contas da União (TCU) os dados populacionais resultantes da coleta do Censo Demográfico. Com essas informações, o TCU calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e fiscaliza a entrega dos respectivos recursos.

O censo é um estudo estatístico da população que possibilita o recolhimento de informações, como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, e também sobre onde e como vivem. Estas informações são fundamentais para o desenvolvimento do município e da economia local, utilizadas em projetos e futuras políticas públicas.

Segundo o IBGE, os dados estão sendo compilados para realizar a apresentação do resultado final do estudo, que deve ser entregue no próximo mês.