Portal atualizado em: 25 de abril de 2024 às 12:03h

Início Monteiro realiza semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Monteiro realiza semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria de Saúde de Monteiro em uma ação conjunta com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação, e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, FUNAD e SEDH, estarão realizando do dia 21 ao dia 25 de março, a semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, período este […]

18/03/2022 18h32 Atualizado há 2 anos atrás

A Secretaria de Saúde de Monteiro em uma ação conjunta com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação, e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, FUNAD e SEDH, estarão realizando do dia 21 ao dia 25 de março, a semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, período este em que todos os municípios desenvolvem ações estratégicas para o cadastramento do censo da Pessoa com Deficiência nas suas localidades.

A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Com isso, as crianças, os jovens e os adultos com Síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

O Censo tem a finalidade de conhecer melhor o universo da pessoa com deficiência e subsidiar gestores públicos, tanto a nível estadual, quanto municipal, a sociedade civil e entidades para desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais, planos, ações e programas voltados ao segmento de forma efetiva.

Pensando assim, as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, estarão realizando a semana Internacional da Síndrome de Down, de acordo com a programação:

– Do dia 21 ao dia 24 acontecerá o Cadastro no Censo da pessoa com deficiência – O cadastro acontecerá nas unidades do CRAS e CREAS

– No dia 25 de março a partir das 09:00 horas, haverá uma reunião com os pais e as crianças com Síndrome de Down, no auditório da escola Lauricéia;

– Cadastro passe livre intermunicipal;

– Oficina com Psicólogos no CRAS e CREAS;

– Palestra com a equipe de saúde do município.