Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

Início Monteiro: Rendeiras do CRENÇA recebem consultoria para inclusão no mercado de Arquitetura e Design

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, recebeu na última quinta-feira (29) a visita do Coordenador do Cidades Criativas na PB – órgão vinculado à UNESCO, Eduardo Barroso Neto e da Designer de Iluminação Laila Assef. O evento foi uma realização do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato – CRENÇA, com apoio da […]

01/08/2022 15h17 Atualizado há 2 anos atrás

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, recebeu na última quinta-feira (29) a visita do Coordenador do Cidades Criativas na PB – órgão vinculado à UNESCO, Eduardo Barroso Neto e da Designer de Iluminação Laila Assef. O evento foi uma realização do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato – CRENÇA, com apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro e do Sebrae – Agência Monteiro e contou com a presença de rendeiras de toda região.

O Objetivo da consultoria, foi possibilitar a inclusão dos trabalhos das centenas de rendeiras da região, em peças exclusivas de decoração e de iluminação para abertura de um leque de opções de uso e aplicação da Renda Renascença produzida no Cariri, voltado para o mercado de luxo de Design de Interiores.

Para Eduardo, “A Renda Renascença representa para o Cariri e para as mais de 3 mil Rendeiras, parte indissociável de seu patrimônio cultural, cujas artesãs moldam nas formas seu cotidiano e suas lembranças, além dos utilitários que são a resposta as suas necessidades cuja capacidade econômica não permite o acesso a esses mesmos bens produzidos industrialmente. É, portanto, e antes de tudo, uma estratégia de resiliência diante da adversidade. Com talento e habilidade usam aquilo que está ao alcance de suas mãos. É também um fator de fixação das pessoas ao seu lugar de origem, garantindo uma vida digna. Ganhar o sustento com aquilo que se produz é motivo de satisfação, que eleva autoestima, que induz ao processo criativo, criando novas coleções de produtos,” concluiu.

Laila Assef, afirmou que “É possível abrir uma nova frente de mercado com a Renda Renascença, ultrapassando a fronteira do uso em roupas e vestuário, como já é bastante difundida e conhecida, possibilitando que os Designers espalhados pelo mundo, possam incluir nas suas criações e projetos, essa arte em linha única, produzida aqui na região”, comentou.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, ressaltou que o título concedido a Monteiro de Cidade Referência Mundial na Produção da Renda Renascença, abriu os olhos do mundo para o trabalho das artesãs e ao mesmo tempo, possibilitou a abertura de novos mercados para inclusão dessa arte em linha, que vai levar a nossa cultura, as nossas tradições e a nossa arte para o resto do mundo”, concluiu.