Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

Início Monteiro se prepara para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e aà Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. A proposta anual da […]

12/05/2022 16h53 Atualizado há 2 anos atrás

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

A partir dos últimos anos, em especial no contexto da pandemia da Covid-19, a situação de violação de direitos de crianças e adolescentes, e em especial a violência sexual tem se agravado, somada à crise sanitária, temos o aumento da pobreza, do desemprego, e o desmonte dos serviços de proteção por falta de investimento e orçamento público.

NOSSAS AÇÕES CONJUNTAS

A prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e seus programas e projetos sociais como: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Serviço de convivência; Programa Criança Feliz; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Conselho Tutelar, CMDCA em parceria com as Secretarias de Educação, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares; Selo UNICEF (através do NUCA) e Secretaria de Saúde lançou uma programação que envolve todos os setores e população em geral de Monteiro nessa causa que afetam nossas crianças e adolescentes.

“Em maio desse ano serão 22 anos “fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!”, Disse Rosa Aleixo, secretaria de Desenvolvimento Social.

Agenda

Nesta sexta-feira, 13, a Escola Maria Lauriceia recebe a Reunião em Rede que tem as estratégias que os abusadores utilizam para se aproximar das vítimas às 9h com o facilitador Dr. José Lucas Martins.