Portal atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 18:18h

Monteiro sedia maior evento de Empreendedorismo Feminino do Cariri com mulheres da região

Início Monteiro sedia maior evento de Empreendedorismo Feminino do Cariri com mulheres da região

Monteiro sedia maior evento de Empreendedorismo Feminino do Cariri com mulheres da região

Autor: Comunicação

Monteiro sedia maior evento de Empreendedorismo Feminino do Cariri com mulheres da região

A Praça João Pessoa, localizada no centro da cidade de Monteiro, ficou pequena para receber mulheres empreendedoras de todo cariri no I Fórum de Empreendedorismo Feminino do Cariri Paraibano. A data escolhida para o evento tem uma importância histórica por celebrar o Dia Global do Empreendedorismo Feminino (14/11), o Dia Internacional de Combate à Violência […]

29/11/2022 11h28 Atualizado há 2 meses atrás

A Praça João Pessoa, localizada no centro da cidade de Monteiro, ficou pequena para receber mulheres empreendedoras de todo cariri no I Fórum de Empreendedorismo Feminino do Cariri Paraibano. A data escolhida para o evento tem uma importância histórica por celebrar o Dia Global do Empreendedorismo Feminino (14/11), o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25/11) e também o aniversário de 01 ano do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato do Cariri Paraibano – CRENÇA.

Empreendedorismo contra a violência doméstica

Especialistas e pesquisadores apontam que o empreendedorismo feminino contribui para a superação da violência doméstica. O Brasil sobressai no mundo por ter uma forte presença feminina no ecossistema empreendedor. Mas, ao esmiuçar os dados, as mulheres ainda enfrentam um ambiente social e empresarial menos acolhedor e favorável em relação aos homens.

No último ano, durante a pandemia, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada no mês de junho deste ano. Isso representa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. Em 2019, a porcentagem foi de 27,4%.

Entre as empreendedoras esse problema não é diferente. De acordo com a publicação “Mulheres Empreendedoras 2021”, 34% das mulheres ouvidas sofreram com algum tipo de agressão em relações conjugais. Constituírem os seus próprios negócios, todavia, se torna, conforme a pesquisa, uma porta de saída para os relacionamentos abusivos e violentos.

81% das mulheres consultadas concordam que empreendedoras têm mais autonomia na vida, e, por isso, são mais independentes em suas relações conjugais, e, ao empreender, 48% delas afirmam ter conseguido sair desses relacionamentos.

A “Rede Delas”, idealizada e realizada pela prefeita de Monteiro, Anna Lorena, oferece uma rede de apoio para as mulheres que desejam empreender. Desde o seu início, a rede já ofereceu oportunidades em Formação, Capacitação e Mentoria Coletiva.

Anna Lorena disse que “O objetivo do Fórum, todavia, é compartilhar conhecimentos. Do mesmo modo, experiências, para justamente, capacitar, motivar, transformar, apoiar, empoderar e, ao mesmo tempo, inspirar e encorajar definitivamente, aquelas mulheres que desejam empreender”. Comentou.

“O protagonismo feminino tem se mostrado cada vez mais presente na nossa região e queremos continuar incentivando essas empreendedoras, para que a mulher conquiste lugares de destaque dentro e fora da sua área de atuação. Neste evento pudemos compartilhar ideias que vão engrandecer os negócios e gestões das participantes, mas também o trabalho desempenhado por nossa rede, que conta com parceiros como o Sebrae – Agência Monteiro, Governo do Estado e Prefeituras da região do Cariri”, afirmou Anna Lorena.