Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:10h

Início Monteiro segue com atendimentos no primeiro Consultório de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Monteiro, sempre à frente nos cuidados básicos com a população, se tornou pioneira na implantação do primeiro Consultório Farmacêutico do SUS na região do Cariri paraibano, sendo pioneira também no estado da Paraíba. A proposta inovadora em atendimento à saúde surgiu através do Dr. Francisco Xavier Nery […]

09/03/2023 8h18 Atualizado há 1 ano atrás

A proposta inovadora em atendimento à saúde surgiu através do Dr. Francisco Xavier Nery Guimarães, Farmacêutico e coordenador da Assistência Farmacêutica do município, e de acordo com o profissional o serviço será expandido para atendimentos na Atenção Básica do município.

O que é o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica?
É o conjunto de ações e serviços realizados pelo profissional farmacêutico, levando em consideração a individualidade, família, comunidade e equipe de saúde com foco na prevenção e resolução de problemas de saúde. O cuidado farmacêutico também proporciona a proteção e prevenção de danos à saúde.

Atendimentos
O Consultório de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica atende cerca de 20 pacientes por mês e encontra-se localizado e disponível à população no prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Quais as comorbidades atendidas pelo Consultório de Cuidado Farmacêutico?
Atualmente, o foco do projeto são pacientes com diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia de modo que os resultados clínicos, humanísticos e econômicos colaborem com o desenvolvimento de políticas públicas no país.

Sobre a  implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica:
No ano 2020, o Consultório Farmacêutico já estava em pleno funcionamento, atendendo os pacientes com morbidade ou doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), mais necessitada de apoio para integração do farmacêutico a Atenção Básica (AB), de um projeto que integrasse o cuidado farmacêutico a Atenção Primária à Saúde (APS).

Em 2021, o Hospital Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e outras entidades, lançaram o Curso de Cuidados Farmacêutico na AB: aplicação do método Clinico, sendo realizado em 2022 um processo seletivo a nível nacional, com oferta de 1000 vagas, sendo selecionados 600 farmacêuticos no qual o Farmacêutico Dr. Francisco Xavier Nery Guimarães, ficou em 6º lugar. Este processo seletivo teve por finalidade o apoio à implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica.

As capacitações iniciaram em outubro/2022 e março do corrente ano foram realizadas em São Paulo, as Oficinas de Apoio à implantação do Cuidado Farmacêutico na AB/APS, com destaque para o estado da Paraíba com 2 representantes, sendo um deles o Dr. Francisco Xavier.