Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:10h

Início Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza ações para o público na Feira de Gado de Monteiro

A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde realizou, na Feira do Gado, atividades sobre a saúde do homem, dando alusão ao mês de conscientização no combate ao câncer de próstata. Atendendo recomendação da prefeita Anna Lorena, as equipes da Atenção Básica e demais Serviços da Saúde estiveram de plantão em parceria com […]

12/11/2021 12h19 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde realizou, na Feira do Gado, atividades sobre a saúde do homem, dando alusão ao mês de conscientização no combate ao câncer de próstata. Atendendo recomendação da prefeita Anna Lorena, as equipes da Atenção Básica e demais Serviços da Saúde estiveram de plantão em parceria com a Secretaria de Agricultura, onde foram ofertados exames, palestras, sorteios e servido um café da manhã.

Na ocasião o Urologista Dr. Eugênio, realizou uma palestra onde deu informações importantes sobre o exame de PSA, que de acordo com o médico são de suma importância para realizar a detecção precoce do câncer de próstata. Além da palestra apresentada pelo urologista, o profissional ouviu as dúvidas e respondeu aos questionamentos dos homens presentes em um bate papo agradável e descontraído.

Também foram realizados testes rápidos, como por exemplo: sífilis, hepatites e HIV. Além de outros serviços oferecidos como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, marcação de exames de PSA e diversas outras ações voltadas ao cuidado com a saúde do homem. E um sorteio com diversos brindes para todos os que participaram das atividades.

Para o vice-prefeito Celecileno Alves, esse é um momento muito importante para a gestão, que através da secretaria de saúde pode oferecer além de exames para um diagnóstico precoce do câncer de próstata, vem realizando palestras de orientação para os cuidados com a doença e informações de como os homens podem fazer para realizar o exame. Nossa gestão estará sempre de portas abertas para fazer o melhor não só para os homens mas também para todos os munícipes que precisarem do serviço.

Ao longo deste mês ainda estão sendo proporcionadas ações que objetivam informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e com a detecção precoce do câncer de próstata – o mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens.

Além destas ações pontuais, a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro informa que sua equipe está disponível para orientações e respostas a quaisquer dúvidas que a população tenha a respeito do câncer de próstata. Até o final deste mês as unidades de Saúde estarão realizando vários eventos destinados à saúde do homem.