Portal atualizado em: 26 de novembro de 2021 às 16:41h

Novembro Roxo é o mês da conscientização para os cuidados e prevenção da prematuridade

Início Novembro Roxo é o mês da conscientização para os cuidados e prevenção da prematuridade

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

A campanha do “Novembro Roxo” acontece durante todo o mês, mas concentra suas ações, principalmente, no dia 17, Dia Mundial da Prematuridade. O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade, que simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

Neste ano, o foco é a separação zero entre mãe e bebê prematuro, ou seja, permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso.

Relato de uma mãe
Por Gianny Galdino

Foi um processo muito difícil e lembrar como tudo aconteceu mexe muito comigo, mas, eu tenho um papel fundamental que é de compartilhar minha experiência como mãe de prematuro e filha de Deus, porque eles são um verdadeiro milagre e exemplo de coragem e força para viver.
Nesta foto eu estava amamentando (isso também é amamentar) pela primeira vez com dois dias de nascido, o colostro retirado com ajuda de uma enfermeira, um dos anjos naquela UTI neo.

Essa data é muito importante para conscientização e compartilhamento das experiências, com intuito de que as gestantes estejam sempre atentas aos sinais de seu corpo, no meu caso, uma infecção urinária que acarretou no rompimento da bolsa.
Nesse tempo de convivência com outras mães na UTI, pude perceber um número significativo de partos prematuros em decorrência da hipertensão gestacional, isso é sério!
Outra parte da conscientização é sobre dar colo, sobre poder estar juntinho aos pequenos sem nenhuma interferência ou limitação. Graças a Deus durante todo processo estive ao lado de Pedro com ajuda de uma grande e acolhedora equipe que me permitia ver e acompanhar dia após dia seu crescimento fora de mim, ele precisou muito e sentia tudo, lembro que ele abria os olhos quando eu chegava e começava a conversar com ele só Deus mesmo.

Compartilhar

Notícias Relacionadas