Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:10h

Início O autismo, desafios e possibilidades, vira tema de “Roda de Conversa” no NAPSE em Monteiro

Autismo, palavra que gera muita apreensão, principalmente pela falta de informação, o que gera desconhecimento. Neste sentido, a Secretaria de Educação de Monteiro, tem incentivado ações abordando o tema e estimulando as famílias. “É preciso saber que o autista pode e deve estudar; e que ele pode ter uma vida estudantil muito proveitosa, inclusive”, comenta […]

11/04/2022 12h34 Atualizado há 2 anos atrás

Autismo, palavra que gera muita apreensão, principalmente pela falta de informação, o que gera desconhecimento. Neste sentido, a Secretaria de Educação de Monteiro, tem incentivado ações abordando o tema e estimulando as famílias. “É preciso saber que o autista pode e deve estudar; e que ele pode ter uma vida estudantil muito proveitosa, inclusive”, comenta a secretária da pasta Ana Lima.

O receio não está somente entre aqueles que não trabalham no contato com crianças, pois é muito comum que profissionais da área da educação também se vejam apreensivos diante de um aluno autista. Para esclarecer mais sobre esse assunto, o Núcleo de Assistência Psicossocial e Educacional – Napse realizou a I Roda de Conversa – Autismo, desafios e Possibilidades.
Para este momento foram convidados os pais das crianças com deficiência ou TEA, professores do AEE, Supervisores e equipe Napse composta por psicólogos, psicopedagogos, assistente social e nutricionista.
Para Magna Viana, professora e Coordenadora Pedagógica da Educação Especial da Rede Municipal, oferecer este momento de conversa e troca de conhecimentos aos pais e profissionais da rede é essencial. “Viabilizar a integração destes estudantes, assegurando-lhes ensino individualizado, a acessibilidade e ferramentas, aliada à formação dos profissionais da rede, é um grande avanço conquistado e contar com o apoio dos pais e familiares é de suma  importância”, ressalta.
Ainda de acordo com a coordenadora da Educação Especial, o objetivo do evento foi promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades no que concerne à inclusão escolar dos educandos com TEA da rede municipal e foi alcançado. “Este momento renderá muitos frutos para nós enquanto educadores e principalmente para os educandos”, finalizou.
O momento foi idealizado pelo NAPSE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e fez parte da Semana de Conscientização do Autismo.