Portal atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:08h

Início Ouse Criar: Programa que estimula empreendedorismo entre estudantes está com inscrições abertas

O programa Ouse Criar, da Secretaria de Estado da Educação, está com inscrições abertas até 12 de setembro para selecionar estudantes da rede estadual da Paraíba e egressos da rede pública, para desenvolver projetos que propõem soluções para problemas apontados pela sociedade. Este ano, o edital, que pode ser acessado em https://linktr.ee/ousecriar2022 , elenca mais […]

06/09/2022 11h35 Atualizado há 2 anos atrás

Este ano, o edital, que pode ser acessado em https://linktr.ee/ousecriar2022 , elenca mais de 70 desafios espalhados em 12 categorias, como educação, economia solidária, mobilidade urbana, saúde, empregabilidade, saúde mental do jovem, cidade sustentáveis e habitação. O estudante pode escolher uma temática e um desses 70 desafios para resolver durante a trilha do Ouse Criar, baseados em mapeamento feito com o mercado.

Este ano, o Ouse Criar não é só dirigido a estudantes, mas também a jovens entre 18 e 29 anos, egressos da rede pública. Se o jovem terminou os estudos há 10 anos, em uma escola pública ou universidade pública estadual, tem direito a montar um time e participar do programa.

Passo a passo da jornada – O ciclo do Ouse Criar dura três anos. A fase 1 é a da seleção; a fase 2, a de desenvolvimento; e a fase 3, de startups. Os alunos se inscrevem através de um vídeo de 3 minutos, dizendo os motivos que o levaram ao desafio escolhido. A partir daí, há um afunilamento para se chegar a cerca de 100 equipes, que vão participar da etapa estadual, que participarão de uma maratona de prototipação, que vai acontecer na Expotec, em novembro.

Dessas 100 equipes, só 30 passam para o segundo ano. Nessa fase 2, cada equipe recebe um fomento de R $5 mil para iniciar os seus trabalhos. Para o terceiro ano, só passarão 20 equipes, que recebem, cada uma, R $20 mil: aí é a hora de montar a startup para o mercado. Da turma que ingressou no programa em 2020, 12 equipes estão na incubadora do Parque Tecnológico

Horizontes de Inovação.
Para os monteirenses que desejam realizar a inscrição ou obter mais informações sobre o Ouse Criar, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social estão de plantão para ajudar. “Disponibilizamos também o número que também é whatsapp, (83) 999553819, para que todos tenham oportunidade de tirar dúvidas e participar” informa Silvânia Mayer, secretária executiva de Desenvolvimento Social.