Portal atualizado em: 26 de abril de 2024 às 20:13h

Início Pacto Novo Cariri: prefeitos discutem ações e parcerias para o desenvolvimento estratégico da região

Promovido pelo Sebrae, encontro foi realizado em Monteiro, com foco na construção de uma agenda compartilhada entre os municípios Somar esforços e integrar ações e estratégias que resultem em crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida para a população do Cariri paraibano. Foi com esse propósito que prefeitos da região participaram, nesta quinta-feira (2), […]

03/03/2023 9h25 Atualizado há 1 ano atrás

Somar esforços e integrar ações e estratégias que resultem em crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida para a população do Cariri paraibano. Foi com esse propósito que prefeitos da região participaram, nesta quinta-feira (2), de um encontro promovido pelo Sebrae/PB, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial e o fortalecimento do ambiente de negócios dos municípios.

Realizado em Monteiro, o principal tema do encontro foi o Pacto Novo Cariri (Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Cariri Paraibano). Capitaneado pelo Sebrae no início dos anos 2000, o Pacto promoveu, através do esforço coletivo e da integração de diversas instituições e políticas públicas, uma grande revolução econômica e social no Cariri, transformando em oportunidades as características da região que até então eram vistas como adversidades.

Ao recordar o trabalho realizado durante o Pacto Novo Cariri, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, enfatizou que a união de esforços e a convergência de interesses em prol do desenvolvimento da região de uma forma integral foram determinantes para o sucesso do projeto.

Ainda conforme o superintendente, que recebeu uma homenagem da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano (AMCAP) pelas ações desempenhadas durante o Pacto, o momento atual pede o estabelecimento de uma nova fase do projeto, com foco na dinamização e aperfeiçoamento das bases que foram construídas anteriormente.

Por sua vez, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena Nóbrega, destacou o potencial produtivo do Cariri e mencionou a importância do Pacto para transformar as vocações da região em desenvolvimento econômico, geração de negócios e qualidade de vida para a população.

O evento – Entre os temas discutidos durante o Encontro dos Prefeitos do Pacto Novo Cariri, estão a cadeia produtiva da agropecuária, a economia criativa, turismo e desenvolvimento territorial sustentável. Participaram do evento a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda; o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda; e o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda.