Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:10h

Início PB Rural Sustentável: Parceria entre Prefeitura de Monteiro Governo do Estado garante acesso à água em comunidades rurais

O município de Monteiro vem recebendo inúmeros benefícios vindos através de uma parceria muito proveitosa entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Atualmente o Programa de Abastecimento no município vem sendo abrangido através do PB Rural Sustentável, programa executado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar. O coordenador geral do Projeto Cooperar, […]

15/02/2023 10h34 Atualizado há 1 ano atrás

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, adiantou que a construção de mais 2.700 cisternas já está em processo de licitação. E comentou que o PB Rural Sustentável abrange outras áreas além de cisternas: no campo de segurança hídrica disponibiliza dessalinizadores, sistemas de abastecimentos de água singelo e completos para que possa atender à população rural paraibana.

O resultado dessas ações pode ser visto na comunidade Rancharia, localizada no município de Monteiro, no Cariri paraibano. Lá, moram Irineu Firmino dos Santos (70) e Creuza Azevedo (68), que, após passarem mais de 40 anos tomando água de barreiros – um deles construído com suas próprias mãos – foram contemplados com uma cisterna de placa que armazena 16 mil litros de água, garantindo o acesso à água de qualidade para consumo, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional.

Seu Irineu destacou a luta para conseguir água antes do benefício: “Antes nem um carro-pipa podia comprar porque não tinha onde acumular. A água que conseguia era cambitada de vários quilômetros e guardada em bombonas debaixo do juazeiro. Agora, a água está ao lado da nossa casa, foi um presente de Deus, disse seu Irineu agradecendo o benefício ao governador João Azevêdo”.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.