Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 21:55h

Pioneirismo volta à tona em Monteiro, sendo escolhida como Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença

Início Pioneirismo volta à tona em Monteiro, sendo escolhida como Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença

Pioneirismo volta à tona em Monteiro, sendo escolhida como Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Pioneirismo volta à tona em Monteiro, sendo escolhida como Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença

Parcerias colocam Monteiro, no Cariri paraibano, como destaque mundial no quesito cultura. A prefeita Anna Lorena recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, uma notícia de grande importância não só para o município, como para o país inteiro, trata-se da conquista de Monteiro na área cultural, pois ganhou o título de Cidade Mundial do Artesanato para […]

23/05/2022 12h40 Atualizado há 7 meses atrás

Parcerias colocam Monteiro, no Cariri paraibano, como destaque mundial no quesito cultura.

A prefeita Anna Lorena recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, uma notícia de grande importância não só para o município, como para o país inteiro, trata-se da conquista de Monteiro na área cultural, pois ganhou o título de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença.
O reconhecimento, oferecido pelo Conselho Mundial de Artesanato, é reconhecimento de importantes parcerias entre a Prefeitura de Monteiro, Governo do Estado e Sebrae Paraíba.

“Esse título para Monteiro é fruto de todo o investimento que o Governo do Estado da Paraíba e os demais parceiros, sobretudo a Prefeitura de Monteiro capitaneada pela querida amiga e entusiasta do artesanato Anna Lorena e o SEBRAE PB, estão fazendo para apoiar a Renda Renascença do Cariri Paraibano. Esse apoio não é só pra Monteiro especificamente. É um apoio a todo o arranjo produtivo que engloba além de Monteiro, mais 4 cidades: Zabelê, Camalaú, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro”, informa a gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodrigues.

 

Os passos que levaram Monteiro ao Mundo
Desde 2019, a prefeita Anna Lorena juntamente com Sebrae e Governo do Estado, direcionaram um olhar mais intenso sobre a Renda Renascença e através deste fato, foi possível o lançamento de duas grandes coleções com o estilista mineiro Ronaldo Fraga com inspiração na obra do artista plástico Flávio Tavares, além de três grandes desfiles com a coleção #somosTODOSParaiba em João Pessoa, Monteiro e o desfile no São Paulo Fashion Week totalmente virtual para o Mundo.

E os investimentos continuaram com a produção de um documentário com as rendeiras e o estilista Ronaldo Fraga mostrando a Coleção que está disponível no canal do YouTube do PAP onde qualquer pessoa pode ter acesso rápido e gratuito; Participação em 10 feiras regionais e nacionais e a Loja no Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, lojas no Manaíra Shopping e no Ferreira Costa em João Pessoa.
O maior marco de todos foi a inauguração do CRENÇA. O Centro de Referência da Renda Renascença para o Mundo. Prédio Histórico totalmente restaurado, decorado e ambientado para ser além de uma belíssima Loja, um laboratório permanente de inovação e tecnologia para a Renda Renascença.

 “Além do Governo do Estado através de dois programas de sucesso na nossa gestão que são o PAP –  Programa do Artesanato Paraibano e o PROCASE. Tivemos também investimentos do SEBRAE que atua firmemente no local, da Prefeitura de Monteiro que não mede esforços para que toda a produção tenha apoio e possa conquistar o mercado e a qualidade que merece, além, é claro, da grande participação das próprias rendeiras que continuam insistindo, resistindo e acreditando nos nossos projetos e nos nossos sonhos” finaliza Marielza Rodrigues.

“Todos os parceiros envolvidos foram de fundamental importância para que essa conquista chegasse a Monteiro. Foi um trabalho árduo, mas muito prazeroso porque pudemos fortalecer laços, percorrer novos caminhos e fazer muita história, como a conquista deste título, que vem a somar para que nossa terra tenha sempre o reconhecimento que merece, e nada melhor que representados pelas nossas artesãs, mulheres de fibra que conquistam novos espaços a cada dia. ” comemora a prefeita Anna Lorena.