Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 13:01h

Início Prefeita Anna Lorena assina termo de adesão e aguarda que mais de 2 mil agricultores sejam beneficiados pelo garantia safra

A Prefeita de Monteiro Anna Lorena não mediu esforços na reta final do mês de dezembro para conseguir aumentar o número de beneficiários do programa GARANTIA SAFRA 2022/2023 contemplados no município. De acordo com o gestor do programa em Monteiro, Martinho Almeida, da Secretaria de Agricultura, a prefeita Anna Lorena, vem consecutivamente desde o seu […]

04/01/2023 11h11 Atualizado há 1 ano atrás

De acordo com o gestor do programa em Monteiro, Martinho Almeida, da Secretaria de Agricultura, a prefeita Anna Lorena, vem consecutivamente desde o seu primeiro ano, do primeiro mandato, buscando cada vez que a assinatura do termo de adesão é efetuada, solicitar o aumento no número de contemplados.

“Vale salientar que a contrapartida de responsabilidade da gestão sempre é paga pela prefeita Anna Lorena rigorosamente em dia, geralmente entre os meses de fevereiro e julho, mas existem também as contrapartidas do Governo Federal e do próprio beneficiário inscrito no programa”, explicou.

“Todo ano é pago um valor pelo município, que gira em torno de R $50 reais em média por agricultor. Em 2021/2022 por exemplo, esta contrapartida totalizou um investimento de R $86 mil, e 445 reais que foram pagos pelo município em 06 parcelas de R $14 mil, 407 reais e 50 centavos”, continuou.

“Os aportes do município são calculados de acordo com o número de agricultores aprovados pelos órgãos de fiscalização. No último ano foram 1.695 contemplados. O objetivo da gestão é que em 2023 este número ultrapasse os 2 mil, mas é preciso aguardar as definições por parte de órgãos fiscalizadores como o TCU – Tribunal de Contas da União, que estão com critérios e avaliações cada vez mais rígidas ”, explicou Martinho Almeida.

“Eu sempre destaco o comprometimento da gestão, em solicitar o aumento deste número de contemplados, ano após ano, e estou confiante de que em 2023 possamos ultrapassar os dois mil contemplados, como é intenção da gestora. A prefeita cumpre seu papel para que este compromisso seja sempre honrado, e o número de beneficiários ampliado, agora resta aguardar o resultado final, que deve chegar em breve”, complementou.